home

União Europeia tem de fazer escolha urgente em matéria de segurança

União Europeia tem de fazer escolha urgente em matéria de segurança

A União Europeia tem de assumir “de uma vez por todas” que é “uma potência capaz de prevenir, dissuadir e proteger”, afirmou o eurodeputado socialista Francisco Assis no Parlamento Europeu, durante a sessão que hoje decorre em Estrasburgo.

O parlamentar socialista defendeu que a Europa “tem de fazer uma escolha urgente entre reagir ou resignar-se”. “A União Europeia tem perdido influência no mundo e isso também se deve ao facto de não conseguir afirmar-se como um garante de segurança no seu espaço geográfico e de paz e estabilidade na sua vizinhança”, acrescentou.

Uma “insuficiência”, disse Francisco Assis, que poderá “conduzir a uma estrutura permanente de defesa própria e, eventualmente, a um quartel-general permanente da União Europeia para as missões e operações civis e militares no âmbito da Política Comum de Segurança e Defesa, desde que em articulação com as estruturas da NATO”.

Numa época de conflitos e ameaças de “caráter híbrido e transfronteiriço, garantir a paz e a segurança na Europa implica garantir a paz e a segurança fora de muros. Ora, para tal não basta desempenhar apenas uma função mediadora. É verdade que esta conheceu alguns sucessos, mas percebemos que essa postura é claramente insuficiente e que se tornou premente o desenvolvimento das capacidades de defesa europeias, com o correspondente aumento de investimento”, sublinhou o deputado.