Prémio fundação Mário Soares – Fundação EDP 2016
Realiza-se na próxima quarta-feira, pelas 18h00, no Auditório da Fundação Mário Soares, a cerimónia pública de entrega do Prémio Fundação Mário Soares-Fundação EDP. A edição de 2016 distingue a dissertação de doutoramento em História Contemporânea intitulada “Ciência e Universidade na I República”, da autoria de Ângela Sofia Garcia Salgueiro.
Foram ainda atribuídas duas menções honrosas, aos trabalhos “No ALEPH. Para um olhar sobre o Serviço ACARTE da Fundação Calouste Gulbenkian entre 1984 e 1989”, da autoria de Ana Maria Bigotte Vieira, e “A memória pública do passado recente nas sociedades ibéricas. Revisionismo histórico e combates pela memória em finais do século XX”, da autoria de Luciana de Castro Soutelo.
O coletivo do Júri que atribuiu os prémios deste ano foi presidido por Maria de Fátima Nunes, professora catedrática da Universidade de Évora, integrando ainda Paula Borges Santos, investigadora do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e Francisco Bairrão Ruivo, investigador do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
O período de candidatura de trabalhos concorrentes à edição de 2017 encontra-se já aberto, devendo as mesmas ser apresentadas pelos autores até ao dia 22 de dezembro de 2016.
O Prémio Fundação Mário Soares, instituído em 1998, é atribuído anualmente e destina-se a galardoar autores de dissertações académicas ou de outros trabalhos de investigação realizados no âmbito da História de Portugal do século XX.
A Fundação EDP é parceira da Fundação Mário Soares e apoiou as edições do Prémio entre 2011 e 2016.
14 de dezembro, às 18h00 – Auditório José Gomes Mota, Fundação Mário Soares, em Lisboa.