home

José Sócrates elogia resistência da ministra da Educação

José Sócrates elogia resistência da ministra da Educação

O primeiro-ministro elogiou a forma como a ministra da Educação resistiu às dificuldades e incompreensões, considerando lamentável a atitude da oposição que diz que o Governo está apenas a trabalhar para as estatísticas.

No encerramento da cerimónia de apresentação de um estudo sobre política educativa para o primeiro ciclo (2005-2008), realizado por peritos internacionais independentes, José Sócrates declarou que “valeu a pena resistir, não desistir, enfrentar as dificuldades. Este é o caminho para o sucesso”. Elogiando a ministra da Educação, o primeiro-ministro recordou as “dificuldades” e incompreensões que as políticas de Maria de Lurdes Rodrigues têm enfrentado ao longo dos últimos anos, concluindo que “valeu a pena”.

José Sócrates lembrou também algumas das reformas levadas a cabo nos últimos anos no primeiro ciclo, como o encerramento de escolas com poucos alunos e sem condições, o alargamento do horário de funcionamento dos estabelecimentos ou a introdução do inglês. “Foi uma reforma muito importante para este Governo, como foi para mim”, defendeu.

Na sua intervenção, o primeiro-ministro criticou ainda a oposição, lamentando que digam que o Governo está apenas a trabalhar para as estatísticas. “Que pobreza de debate político, que lamentável a atitude dos partidos políticos de dizerem que lá está o Governo a trabalhar para as estatísticas, como se as estatísticas não fossem importantes”, afirmou, sublinhando que prefere a existência da medição do sucesso das medidas à “ausência de medição”.

 

Veja aqui o estudo “Políticas de valorização do primeiro ciclo do ensino básico em Portugal”