MADAPI: projecto de instituição de solidariedade inaugurado na Póvoa do Varzim
A Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Helena André, inaugurou, no passado dia 8 de Maio, o Movimento de Apoio a Pais e Amigos ao Diminuído Intelectual (MADAPI), na localidade de Terroso, na Póvoa do Varzim. Doze residências autónomas estão em fase de conclusão, para assim garantir melhores condições de vida aos deficientes de famílias carenciadas.
O MAPADI presta apoio a 240 deficientes através de ações de formação, atividades ocupacionais e da integração no mercado de trabalho por via do Centro de Emprego Protegido (CEP), onde foram investidos 750 mil euros, de acordo com o Jornal de Notícias.
A iniciativa tem dado frutos: a lavandaria instalada no novo complexo do MAPADI já trata diariamente 200 quilos de roupa de restaurantes e lares da região; por outro lado, as rosas e as alfaces produzidas nas estufas são vendidas para fora.
O maior projeto da instituição de solidariedade – um dos poucos do género existentes no nosso país – é, no entanto, o complexo de residências que permitirá alojar deficientes com autonomia suficiente para viverem sozinhos. Todos os fogos possuem um quarto, uma sala, uma pequena cozinha e uma casa de banho, prontos para receber até duas pessoas.
Os futuros residentes poderão beneficiar da privacidade de uma casa particular, mas em “comunidade fechada”, já que terão um refeitório, assistência médica e de enfermagerm e fisioterapia conjuntos.
Helena André, ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, explica ao Jornal de Notícias a importância desta iniciativa: “Desde 2004, passamos de 15 mil lugares para pessoas com deficiência para mais de 22 mil”.
A ministra inaugurou os novos equipamentos do MAPADI e sublinhou ainda o investimento de 1,1 milhões de euros canalizado para acordos de cooperação em 2009.