PS quer apoio britânico à renegociação do programa de ajustamento
António José Seguro irá na quinta-feira a Londres procurar apoio à renegociação do programa de ajustamento junto do líder do partido Trabalhista, Ed Miliband.
O Secretário Nacional para as Relações Internacionais e Cooperação do PS, João Ribeiro, revelou que o líder socialista vai “reiterar vontade de Portugal poder renegociar condições de ajustamento”.
“Tendo em conta a grande probabilidade do senhor Ed Miliband ser eleito primeiro-ministro, é importante recolher esse apoio da parte do Labour britânico”, sublinhou, afirmando que é importante o apoio de todos os países europeus.
Na agenda do encontro ao final da tarde na sede do partido Trabalhista estará sobretudo a situação política, económica e social dos dois países e a forma como os respetivos governos têm atuado, disse.
“Há semelhanças que, no caso do Reino Unido, torna evidente que um dos problemas não é uma questão de norte e sul ou passado e presente, mas uma questão de opções políticas”, acrescentou.
Enquanto Portugal enfrenta limitações para usar certos instrumentos que pudessem ajudar o país a sair da crise, o Reino Unido, “não estando na zona euro, tem instrumentos que poderia usar e não usa, tornando evidente que o faz por opção política numa estratégia de desmantelamento do estado social”.
Esta reunião dos líderes de dois partidos de centro-esquerda estava anunciada desde outubro do ano passado, quando João Ribeiro participou no congresso anual do Partido Trabalhista em Manchester.