home

Mulheres Socialistas-ID renovam orgãos nacionais

Mulheres Socialistas-ID renovam orgãos nacionais

As Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos (MS-ID) completaram ontem o processo de eleição dos novos Órgãos Nacionais, para o mandato que decorre até 2023. Ontem reuniu, pela primeira vez, a Comissão Política Nacional (CPN) e tiveram lugar as eleições da Mesa da CPN e do Secretariado Nacional.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O «Ação Socialista» é o jornal oficial do Partido Socialista, cuja direção responde perante a Comissão Nacional. Criado em 30 de novembro de 1978, ...

Ver mais
CPN MS-ID

Edite Estrela volta a assumir o cargo de Presidente da Mesa da Comissão Política, cuja lista liderou, tendo sido também a Mandatária Nacional da candidatura de Elza Pais. Edite Estrela terá Carla Madeira como 1ª Secretária e Joana Barbosa como 2ª Secretária.

O Secretariado Nacional, liderado pela presidente nacional das MS-ID recém-eleita, conta com a participação de um conjunto de secretárias nacionais que transitam do mandato anterior. Desde logo, Dalila Araújo mantém-se como adjunta da presidente, seguindo-se La Salette Marques, Teresa Fragoso, Adelaide Ribeiro, Graça Vaz e Isabel Barreira. Adelaide Modesto e Francisca Parreira são os novos elementos, a que se juntam as deputadas Rita Madeira, Sara Velez, Alexandra Tavares Moura e Joana Bento.

Para além destes 12 nomes, Elza Pais escolheu mais 12 adjuntas para reforçar Secretariado Nacional: Lia Ferreira, Eugénia Almeida, Fernanda Ramos, Dora Brandão e Zélia Silva (que também transita da anterior equipa), além das deputadas Joaquina Matos, Raquel Ferreira, Telma Guerreiro, Martina de Jesus e Cristina Sousa. Ao todo, Elza Pais tem na equipa uma frente parlamentar que envolve 10 deputadas, contando consigo própria. A líder das MS-ID pretende com esta equipa ter cobertas as diferentes áreas temáticas e todo o território nacional, razão pela qual Lina Silveira, da Região Autónoma dos Açores, e Liliana Rodrigues, da Região Autónoma da Madeira, assumem as funções de adjuntas do Secretariado Nacional para as Regiões Autónomas.

As listas foram aprovadas com mais de 90% de votos favoráveis, resultado que Elza Pais considera “em linha com o que foi obtido pela candidatura nacional nas eleições de junho” e que a líder considera “expressivo e inequívoco”. Elza Pais acrescentou também que “a instalação dos órgãos nacionais das MS-ID vai permitir à estrutura retomar a ação política muito rapidamente, tendo em conta a necessidade de apoiar o Partido Socialista nas eleições autárquicas, que estão tão perto, sem perder de vista o combate pela igualdade, que tantos retrocessos tem conhecido ao longo da crise pandémica”.

Conselho Estratégico para a Igualdade

A Comissão Política, que decorreu online, aprovou também, por unanimidade, a criação do Conselho Estratégico para a Igualdade, uma estrutura paritária que será coordenada em parceria por Susana Ramos e Alexandre Quintanilha. Elza Pais prometeu para breve a apresentação do elenco completo de conselheiras e conselheiros, adiantando que “serão personalidades de reconhecido mérito com fortes ligações à área académica ou à política”. “Estas pessoas não estão todas necessariamente ligadas ao PS”, acrescentou a presidente das Mulheres Socialistas, dando nota de que “é a prova de que mantemos a capacidade de nos abrir à sociedade civil e de captar o seu interesse nas causas que defendemos”.

ARTIGOS RELACIONADOS