home

Partido Socialista – 49 anos pela Liberdade e Democracia

Partido Socialista – 49 anos pela Liberdade e Democracia

O Partido Socialista comemora hoje, 19 de abril, o 49º aniversário da sua fundação, que resultou do congresso da Acção Socialista Portuguesa, em 1973, na cidade alemã de Bad Münstereifel. São 49 anos ao serviço da Liberdade e da Democracia, que mantêm hoje, nas palavras do presidente do partido, Carlos César, a mesma ambição: “viver em liberdade e em paz e concretizar uma sociedade dinâmica, florescente, mais justa, menos desigual”.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O “Ação Socialista” é o jornal oficial do Partido Socialista, cujo(a) diretor(a) responde perante a Comissão Nacional. Foi criado em 30 de novembro...

Ver mais

“Somos, com muito orgulho, o partido de Mário Soares!

Fomos e somos o partido de várias gerações de portugueses; um vasto espaço de pluralidade e de construção contínua. Porém, hoje, como ao longo deste quase meio século, as nossas inquietações e as nossas lutas radicam-se na mesma ambição: viver em liberdade e em paz e concretizar uma sociedade dinâmica, florescente, mais justa, menos desigual.

Como já noutro momento disse, não somos, no nosso País, um partido de ocasião; somos a esquerda portuguesa empenhada na proteção da fronteira entre a liberdade económica e a igualdade de oportunidades, evitando que uma prejudique a outra; somos a esquerda defensora do Estado que é necessário, do Estado simultaneamente envolvido na segurança das pessoas e no estímulo às suas iniciativas e à sua criatividade; a esquerda persistente, que contraria as narrativas da inevitabilidade das desigualdades e do conformismo com a pobreza; a esquerda corajosa – com passado, presente e futuro -, que se libertou do conservadorismo e que se exercita no reformismo progressista; a esquerda portuguesa empenhada na construção de um espaço institucional europeu, ativo, solidário e democrático. Compete-nos honrar esse património, agora que, uma vez mais, estamos a governar Portugal.

Ao longo deste meio século, o PS esteve, desde que restabelecida a democracia em 1974, nos impulsos modernizadores essenciais e nos grandes desafios e nos avanços que o País viveu e conheceu, desde a descolonização à recriação do poder local e à constitucionalização das autonomias insulares, ou à nossa integração europeia, ou na superação de crises gravíssimas como a que estamos agora a viver na sequência da pandemia e com a guerra na Europa movida pela Rússia.

Estamos, de novo, a viver tempos que não são fáceis para os governos, e ainda menos para as pessoas, para as famílias e também muito penosos para as empresas. É nesse reconhecimento que importa agir no curto prazo, adequando ou revendo políticas e meios, onde e quando necessário, sem prejuízo dos objetivos mais continuados a que nos comprometemos, sejam os resultantes da emergência climática ou da transição digital, sejam os da eficiência da administração e dos serviços públicos ou da qualificação dos recursos humanos e empresariais em geral.

Como presidente do PS, neste dia de aniversário – que, para os socialistas, é, ao mesmo tempo, um dia de evocação e de convocação -, apelo aos nossos militantes, aos portugueses e às portuguesas, para que se mobilizem, que se envolvam, que participem nas reflexões e nas tarefas que a todos dizem respeito. Para valorizar a nossa democracia. Para melhorar Portugal. Para continuar a avançar.”

Carlos César
Presidente do Partido Socialista

 

Sessão comemorativa

A sessão comemorativa do 49º aniversário do Partido Socialista tem lugar esta quarta-feira, dia 20 de abril, em Lisboa, data que foi alterada no respeito pelo luto nacional em homenagem a Eunice Muñoz.

A iniciativa, que convida à participação de todos os socialistas e portugueses, realiza-se na Gare Marítima de Alcântara, às 21h00, com a presença do Secretário-geral, António Costa, podendo ser também acompanhada em direto através das redes sociais.

ARTIGOS RELACIONADOS