home

450 milhões de incentivos ao investimento para as empresas

450 milhões de incentivos ao investimento para as empresas

Assinalando os primeiros cem dias do Governo, o primeiro-ministro afirmou o compromisso de colocar 450 milhões de euros em incentivos ao investimento nas empresas portuguesas até final deste ano. António Costa fez o balanço do Plano 100, que tinha como objetivo injetar 100 milhões de euros em incentivos a projetos de investimento empresarial nos primeiros 100 dias de governação, assinalando que este “foi cumprido”.
AS MULHERES NÃO QUEREM PRIVILÉGIOS

“Até ao final do ano, temos que colocar nas empresas 450 milhões euros de forma a alavancar um conjunto de projetos de investimento que são essenciais à modernização da nossa economia”, afirmou o chefe do Governo durante uma visita à empresa Eurocast, na passada sexta-feira, em Arcos de Valdevez.

Nos primeiros 100 dias do Executivo socialista, de acordo com o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, também presente na visita, foram pagos às empresas incentivos no valor de 114 milhões de euros, ultrapassando a meta dos 100 milhões a que o Governo se propunha. “Ultrapassámos até um pouco o objetivo e, por isso, podemos agora fixar um novo objetivo”, assinalou António Costa.

Estes incentivos propulsionaram o investimento de 660 milhões por 2134 empresas, que vão gerar 3805 empregos diretos e 2219 milhões de euros em exportações. A Eurocast, uma multinacional francesa do setor automóvel, com um investimento de 25 milhões de euros, foi o maior projeto apoiado no âmbito do Plano 100: “Está em laboração, criou emprego e emprego intenso em tecnologia”, assinalou Pedro Marques.

“É um bom exemplo de que podemos fazer mais e de que é possível mobilizar a Administração, que os investidores acreditam e o País está a recuperar a confiança no investimento”, sublinhou o ministro.