Em desenvolvimento do tema genérico, os ensaios a concurso podem versar sobre um dos seguintes quatro subtemas: O crescimento dos movimentos de extrema-direita – impacto nos sistemas partidários e estratégias da resposta democrática; As bases ideológicas da nova direita e o processo de globalização; Base social e estratégias políticas da extrema-direita – similitudes e diferenças no tempo e no espaço; e o Papel da estratégia mediática e das redes sociais no crescimento da extrema-direita.
O Prémio Res Publica atribui um valor pecuniário de 2.500, 1.500 e 1.000 euros, respetivamente, ao autor ou autores dos ensaios vencedores do primeiro, segundo e terceiro prémios.
Para a atual edição, o júri do Prémio é composto por Edite Estrela, presidente do Conselho de Fundadores, Pedro Bacelar de Vasconcelos, Constança Urbano de Sousa, Filipe Nunes e Rui Pena Pires.
São admitidos a concurso ensaios inéditos, de autoria individual ou coletiva, devendo os mesmos possuir uma dimensão entre 5.000 a 7.000 palavras, podendo ser apresentados nas línguas portuguesa ou inglesa.
Os ensaios, acompanhados do curriculum vitae dos autores, devem ser remetidos até às 24h00 do dia 15 de novembro de 2021, por e‐ mail dirigido ao presidente da Fundação Res Publica – ‘Prémio Res Publica’, para o seguinte endereço eletrónico: [email protected]
O regulamento do Prémio está ainda disponível em www.fundacaorespublica.pt