“É sempre uma alegria enorme festejar o 25 de Abril, esse dia inicial da democracia, da igualdade, da liberdade e fazê-lo aqui na cerimónia oficial da Assembleia da República”, afirmou a líder parlamentar do PS em declarações à comunicação social no final da sessão solene.
Do discurso de Marcelo Rebelo de Sousa, Alexandra Leitão salientou “uma frase perto do final em que disse que, por mais imperfeita que seja a democracia, é sempre melhor do que qualquer ditadura”.
“Hoje não é dia para dizer o que corre mal na nossa democracia”, alertou a presidente do Grupo Parlamentar do PS, defendendo que “a liberdade é sempre melhor que a opressão e a solidariedade é sempre melhor que a divisão”.
Avisando que a democracia “tem de ser promovida e protegida diariamente”, Alexandra Leitão frisou que “o 25 de Abril tem de ser uma data de união”.
“A cerimónia na Assembleia da República representa essa união da democracia. É este o regime, felizmente, em que vivemos e que o 25 de Abril criou”, congratulou-se.
Num recado à extrema-direita, Alexandra Leitão sustentou que “quem quer outro regime está no sítio errado”.