home

2017 fecha com mais de 10 mil milhões antecipadamente pagos ao FMI

2017 fecha com mais de 10 mil milhões antecipadamente pagos ao FMI

Portugal realizou mais um reembolso antecipado, no valor de mil milhões de euros, ao Fundo Monetário Internacional (FMI), concluindo assim o plano do presente ano, que permitiu concretizar a amortização antecipada de mais de 10 mil milhões de euros, anunciou o Ministério das Finanças.
Saldo orçamental positivo mas já a refletir efeitos da pandemia

“Portugal pagou antecipadamente mais uma parcela do empréstimo ao FMI, que vencia entre março e maio de 2021, no montante de 1.001 milhões de euros. Com esta operação ficaram concluídos os reembolsos antecipados ao FMI em 2017. Foram pagos durante o corrente ano 10.013 milhões de euros”, avança o ministério liderado por Mário Centeno.

Com esta nova amortização antecipada, Portugal já saldou cerca de 80% do empréstimo total concedido pelo FMI, que ascendia a perto de 26.300 milhões de euros.

Ainda de acordo com a tutela, “o plano de amortizações antecipadas do FMI continuará a ser implementado no próximo ano, como previsto no programa de financiamento da República, mantendo-se ainda assim uma prudente almofada financeira”.