200 euros a cada bebé que nasça em Portugal
O PS vai compensar as famílias com 200 euros por cada bebé que nasça em Portugal, numa medida que visa atingir quatro objectivos essenciais: incentivo à conclusão do ensino obrigatório, procura de hábitos de poupança, estímulo para um novo projecto de vida na entrada na idade adulta e incentivo à natalidade, de modo a contrariar o envelhecimento da população portuguesa. João Tiago Silveira, em entrevista à TSF, adiantou que a saúde e a educação são as prioridades no programa eleitoral para estas Legislativas.
O porta-voz do PS explica que o valor será depositado numa “conta futuro”, com benefícios semelhantes aos de uma conta poupança jovem, em nome do bebé, mas só poderá ser levantado quando o titular completar 18 anos. Os pais podem, até essa idade, reforçar a conta sempre que quiserem e durante o período obterão deduções fiscais semelhantes às que foram estabelecidas para as contas poupança reforma. Esta medida “visa incentivar a poupança e aumentar a capacidade de autonomia dos jovens, pelo fomento da igualdade de oportunidades, para que os filhos nascidos em famílias carenciadas possam ter mais um apoio ao entrar na idade adulta”.
Esta é a última das medidas que o PS concertou nas reuniões tidas com membros da sociedade civil, na recolha de contributos para a elaboração do programa eleitoral: “Avançar Portugal” 2009/2013, que vai ser apresentado hoje à tarde em mais uma sessão das “Novas Fronteiras”, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.