home

100ª edição do Acção Socialista Digital

100ª edição do Acção Socialista Digital

O Acção Socialista Digital Diário tem hoje a sua 100ª edição. Iniciativa inovadora e audaz no panorama dos jornais de cariz político, foram muitas as reações a esta data plena de simbolismo que são um estímulo para prosseguirmos este projeto.
100ª edição do Acção Socialista Digital

“O ASD, através de colaboradores muito qualificados dirigidos por Edite Estrela, constitui uma lufada de ar fresco na informação do PS. Sempre em cima dos acontecimentos políticos,o ASD é um instrumento quotidiano de trabalho e difusão para o GP e para todo o PS. Parabéns pelo número 100!”

Eduardo Ferro Rodrigues

 

“Num tempo de grandes desafios políticos, promover a participação e a cidadania e facilitar o acesso à informação é uma tarefa fundamental a que os Partidos políticos não podem ficar alheios. Pioneiro na abertura à sociedade civil e no uso das novas tecnologias como instrumentos de participação e informação, o PS foi também pioneiro ao lançar o primeiro jornal digital diário, que hoje publica a sua centésima edição. 100 edições cheias de conteúdos de actualidade, só possíveis por um grande trabalho de equipa. Felicito a sua directora Edite Estrela e toda a equipa do Acção Socialista Digital por esta curta mas profícua caminhada. Como socialista e como cidadão interessado no domínio das novas tecnologias e das novas formas de comunicação e participação, sinto-me muito honrado pelo facto do PS continuar a marcar pontos na inovação política em Portugal.”

Carlos Zorrinho

“Ser o primeiro ‘jornal’ digital de natureza partidária já era um atrevimento. Mas ter ganho o respeito de todos, ter criado o hábito de leitura nos que o recebem, ter consagrado um repositório único, que é suporte aos restantes órgãos de comunicação social e, não menos importante, ter uma das melhores imagens do on-line, enche-nos de orgulho.

O que se pode dizer do dia 100? Que o PS está na vanguarda, que o partido do plano tecnológico, da info-inclusão, das novas tecnologias na escola e nas empresas, é também o partido que avança para consolidar públicos antigos e ganhar novos ‘tiffosi’.

Uma palavra à Edite aos seus colaboradores. Há coisas que, na vida, dão muita satisfação concretizar, mas o mais reconfortante é que elas sejam partilhadas e gostadas. É o caso deste valoroso projeto.”

Ascenso Simões

“Um jornal partidário aberto a vozes independentes não é nada comum – e é o caso do jornal do Partido Socialista que Edite Estrela dirige.

Saúdo o Acção Socialista por isso, e também pela atenção dedicada aos temas da Cultura e da Igualdade de Género, fundamentais para o progresso do País. Acresce que neste jornal se escreve bom português – e a defesa da Língua é essencial; sem ela não se pode pensar. Ora, sem pensamento não só não há mudança, como infelizmente temos verificado nestes últimos anos, como se perde esse motor central da humanidade, que é a esperança.”

Inês Pedrosa

“Os primeiros 99 já dão para ver como foi um grande sucesso a opção por este formato. É hoje um elemento indispensável da comunicação do PS com os militantes e com a sociedade. Se a centena é um marco importante, estou de tal maneira habituado a ter o AS todas as tardes no meu computador que até estranho que se trate apenas do centésimo.”

Fernando Rocha Andrade

“Número 100, parabéns ‘Acção Socialista’! Inovação, qualidade, actualidade, assim é este novo ‘Acção Socialista’, sob a direcção de Edite Estrela. Chega a nossa ‘casa’ em formato digital e em edição para impressão, com artigos de opinião, entrevistas, notícias do país e do mundo sempre actuais, pontualmente às 17horas de cada dia. O ‘Acção Socialista’ é, ao final destas 100 edições, um jornal de referência para todos os militantes e simpatizantes do Partido Socialista. Parabéns Edite Estrela e toda a equipa que faz e traz até nós o ‘AS’”.

Graça Fonseca

“Cem dias de trabalho de construção de uma Alternativa de Confiança. Cem dias de Açcão Socialista diário, projeto pioneiro inédito no trabalho partidário nacional, que só um grande Partido como o PS conseguiria levar a cabo com convicção, determinação e confiança. Cem dias de horas de fecho, de definição de temas políticos de atualidade, cem dias de argumentação e de trabalho político. Cem dias de imaginação, de exposição de motivos, de apresentação de iniciativas, de divulgação de notícias e de imagens, num formato adaptado aos meios de informação digital.

Cem dias de sucesso editorial e de progressiva conquista de um público leitor diversificado e atento. Cem dias de modernidade e eficácia, que prestigiam o PS e melhoram muito as suas capacidades de comunicação. Cem dias em que a diretora Edite Estrela e a sua pequena equipa de colaboradores estiveram à prova e se saíram com distinção.

Mas agora o desafio é outro – faltam menos de cem dias para as eleições. Faltam menos de cem dias para apresentarmos aos portugueses as nossas ideias e projetos de futuro. Faltam menos de cem dias para convencermos os indecisos de que o País não pode continuar esta miserável senda do empobrecimento e da insensibilidade social. Faltam menos de 100 dias para o princípio do futuro. Vamos a isto!”

Luís Patrão

“Dia de Comemoração! Centésimo dia da existência do Acção Socialista Digital. De repente percebemos que há já cem dias que diariamente às cinco da tarde, surgem as últimas e mais importantes notícias, que tem a ver com o Partido Socialista e com o Mundo.

E cabe aqui uma palavra de agradecimento e reconhecimento a todas e a todos aqueles que contribuem para tal, com destaque para a Edite Estrela, que qual “formiguinha” garante que isso acontece.

Tarefa nada fácil, mas muito importante. Como socialista e leitora assídua reconheço o enorme trabalho e felicito-os pela sua qualidade. Temos pela frente grandes desafios, o ASD é um veículo de informação fundamental. Em breve falaremos da 200ª edição.”

Maria da Luz Rosinha

“O AS digital é a prova de que ainda é possível inovar na comunicação política. E o número 100 é a demonstração do que somos capazes, os socialistas, quando nos mobilizamos. Aqui nos continuaremos a encontrar, nos próximos meses, porque passar a palavra é preciso.”

Porfírio Silva

“No momento em que a edição digital do Ação Socialista atinge o número 100 não quero deixar de cumprimentar toda a equipa que, com inegável dedicação, o produz. Saudações que personalizo na nossa querida camarada Edite Estrela, a sua inexcedível diretora. Tenho a noção da crescente influência do AS digital na comunicação do Partido Socialista, como vou percebendo pelos contatos com camaradas de todos os pontos do país. E essa tarefa – de continuar a levar as nossas ideias e as nossas propostas a cada vez mais pessoas – é algo para que todos temos de continuar a contribuir. Força Ação Socialista! Força PS!”

Jorge Gomes

“Ao assinalar a 100ª edição do Ação Socialista Digital devemos destacar o papel de informação diária do trabalho do Partido Socialista. Um projeto inovador, criativo e mais próximo das pessoas, que pretende dar conhecimento a todos da atividade do PS. Das suas ideias para o país em todas as áreas mas, também, no combate diário às políticas de austeridade que este Governo de Coligação aplicou com consequências tão desastrosas económica e socialmente para as Pessoas. Parabéns a todos os que, diariamente, se empenham na informação de qualidade!”

Ana Catarina Mendes

“A edição diária do ASD é a demonstração inequívoca de que é possível inovar e fazer as coisas bem feitas. Está de parabéns a Edite Estrela pela qualidade do trabalho que desenvolve.”

Marcos Perestrello

“Quem pensava ser impossível um partido político ter uma publicação diária, o ASD é um flagrante desmentido. O ASD é uma adaptação notável à velocidade a que hoje a informação corre e, por isso, alimenta na perfeição a nossa necessidade de atualização. E torna-se, assim, um instrumento fundamental para a nossa vida política interna e uma utilíssima fonte de argumentos para o nosso combate diário. Parabéns à sua diretora, Edite Estrela, e a todos os jornalistas e colaboradores.”

Paulo Pisco

“A edição diária do Acção Socialista Digital, que hoje comemora a sua centésima edição, é uma importante inovação na comunicação política em Portugal e mais um sinal da abertura, do dinamismo e da criatividade do Partido Socialista na democracia portuguesa.

Enquanto outros falam muito de melhorar a relação dos partidos políticos com os cidadãos, em intermináveis discursos estéreis, é no Partido Socialista que temos encontrado muitas das mais interessantes iniciativas concretas para uma vivência política mais informada e participada. Isso honra a tradição do PS como partido da democracia e da liberdade e reforça a sua condição de grande espaço de encontro da cidadania e força de progresso e alternativa! À Edite Estrela e a toda a sua equipa, sinceros parabéns e continuação do bom trabalho!”

Pedro Silva Pereira

“Cem edições do ASD representam 100 boas razões para acreditar na mudança. Neste projeto reconhecemos um bom exemplo de transformação e de dinamismo na comunicação política. Um espaço de oportunidade para abrir o PS para dentro e para fora. Parabéns à equipa do ASD pela capacidade de gerar diversidade com inovação e sentido útil do tempo político.”

Adalberto Campos Fernandes

“O Açcão Socialista Digital está de parabens na sua centésima edicão: soube-se reinventar num formato mais amigável e acessível e tem dado a conhecer notícias e novidades sobre o Programa Eleitoral e as propostas do PS em primeira mão.

Estes são tempos em que a confiança das pessoas nos partidos e nas suas propostas é baixa. Por isso, um esforço de comunicação e divulgação como o que o AS Digital tem feito é especialmente importante.”

João Tiago Silveira

“Como é que chegamos às pessoas? Como é que num mundo onde a disponibilidade para o contacto direto, para o próprio debate e reflexão conjunta tantas vezes é vítima de outras obrigações e afazeres? Como é que criamos novos espaços de denúncia, de inquietação e de convite à reflexão nestas circunstâncias? Como é que podemos aproveitar da melhor forma possível cada uma das redes que cada um de nós, cidadãos, alimenta e acarinha entre amigos e conhecidos que contactam com a faceta mais política que nos anima? Como é que podemos, sem constrangimentos e sem planos mais ou menos inclinados na comunicação social chegar diretamente às pessoas, usando novas formas de preservar as raízes do nosso partido?

Encaro a edição digital do Açcão Socialista que agora celebra a sua centésima edição – sabiamente coordenada e preparada pela camarada Edite Estrela e restante equipa – como uma iniciativa valiosa e claramente no rumo certo para responder aos desafios acima enunciados. A manifesta qualidade dos conteúdos que colaborativamente os militantes são chamados a prestar, a complementaridade com a mensagem política atual e precisa bem como a integração e interação com as redes sociais num exercício de elevada frequência e graficamente atraente é hoje um exemplo que deve sobreviver bem para lá do ciclo eleitoral e que se deve continuar a afirmar como instrumento de contacto aberto, moderno, inteligente, adaptativo e acessível, à imagem do que queremos que o Partido Socialista seja e venha a ser no futuro. Parabéns pelo bom trabalho e que mantenham estes níveis de energia e dinamismo no futuro!”

Rui Cerdeira Branco

“Na era em que a informação e a rapidez da sua propagação é de importância vital surgiu o ASD, parabéns pela ousadia e desafio cumprido.”

Joel Silva

“A pouco e pouco o Acção Socialista Digital tornou-se um agradável espaço de expressão de ideias entre gente com os mesmos valores mas que pensa de maneira diferente. Utiliza a palavra, a emoção, a cor, o rigor e o humor como instrumentos de comunicação. Não tem receio das novas tecnologias mas não perde o lado humano pois a política só existe para servir as pessoas e tornar melhor a sua vida. O Acção Socialista Digital é um meio de comunicação transparente que quer dialogar com os cidadãos independentemente das suas cores partidárias. O Acção Socialista Digital não gosta do sectarismo e debate qualquer ideia com qualquer pessoa.

Rui Cavaleiro

“Os jornais partidários são instrumentos muito importantes. Eles contribuem para fomentar a organização interna, mobilizar os militantes, informar a opinião pública das posições do partido, sistematizar e divulgar argumentos e oferecer um palco à expressão livre das opiniões.

Hoje, o espaço da comunicação já não é apenas, nem principalmente, o da imprensa escrita. O “Açcão Socialista” compreendeu-o bem, quando passou a ser concebido e publicitado como um diário digital. Ao fim de 100 edições, a aposta está ganha. Que venham, pois, mais 100 edições do nosso jornal, e depois mais outras 100, e assim sucessivamente!”

Augusto Santos Silva

“A iniciativa de convidar militantes e simpatizante a apresentar a sua opinião no Acção Socialista Digital foi uma forma de aproximar as pessoas do Partido Socialista. Permitiu mostrar as ideias que vão para além das fronteiras administrativas regionais em que tradicionalmente se organizam as estruturas internas dos partidos políticos. A possibilidade destes militantes e simpatizantes oferecerem a sua opinião para pubilcar na primeira página de uma das edições diárias Acção Socialista Digital permitiu alargar ainda mais a discussão e a troca de ideias a uma dimensão que até agora estava constrangida por limitações físicas, mas pode continuar na Internet.”

Álvaro Ferro

“No número 100 do Ação Socialista Diário, gostaria de saudar em particular a sua diretora, mas também toda a equipa. Extraordinário, poder ter diariamente uma informação atualizada das tomadas de posição do partido sobre os problemas/questões que quotidiamente atravessam a vida politica nacional e europeia e uma reflexão sobre a agenda politica. Estar longe e saber com atualidade e oportunidade o que se passa em Portugal e no PS é um privilégio. Sei que foi um grande desafio e imagino que com um grande esforço, mas o ASD conseguiu impor-se. Os meios estão sempre disponíveis, mas é preciso saber utilizá-los e esta equipa soube fazê-lo. Parabéns Edite, parabéns a toda a equipa.”

Margarida Marques

“Parabéns ao ASD, à sua diretora, Edite Estrela, e a toda a equipa pelos 100 dias do ASD. Não é fácil alimentar um jornal diário, com informação útil e bem tratada na substância e no grafismo, O ASD afasta-se dos modelos de propaganda que caracterizam muitos órgãos de partido e por isso interessa a todos e não apenas aos socialistas. A qualidade e a pluralidade dos seus colaboradores tornam o ASD uma referência entre os jornais digitais diários.”

Estrela Serrano

“Felicito o “Ação Socialista” pela edição n.º 100, canal aberto à participação de todos e de todas, projeto de comunicação inovador que projeta o PS e as suas propostas rumo a um futuro de confiança.”

Maria do Céu Albuquerque

“O dia 26 de fevereiro de 2015 constitui um marco no panorama da imprensa partidária nacional ao ter sido publicada a primeira edição do Acção Socialista Digital diário. As novas tecnologias vieram revolucionar inúmeros aspetos da nossa sociedade, nomeadamente em termos da comunicação e da informação. Neste contexto, o AS Digital alia a boa tradição do rigor, lucidez e transparência do nosso jornal de sempre com as exigências da atual sociedade da informação, onde a democratização, a facilidade de acesso e a velocidade da informação são determinantes.

O AS Digital demonstra o vanguardismo, o sentido inovador e a ambição do Partido Socialista na sua vontade e determinação em desenvolver e aprofundar a relação entre o Partido e os cidadãos, assim como em contribuir e fomentar uma cidadania mais ativa, responsável e esclarecida.

Nestas 100 edições, o AS Digital afirmou-se na rotina diária de milhares de cidadãos que nele procuram conhecer os acontecimentos, as propostas e as posições do PS, dos seus militantes e dirigentes, bem como de muitas pessoas e organizações que cumprem os valores democráticos e republicanos.

O AS Digital traduz, também, a visão e capacidade reformista do Secretário-Geral do PS, António Costa, nomeadamente em termos da implementação e desenvolvimento de projetos ambiciosos. Importa ainda destacar e felicitar a nossa camarada Edite Estrela pela sua capacidade liderança e coragem de abraçar este projeto, bem como saudar o esforço e competência de toda a sua equipa que fazem do AS Digital um sucesso diário.

Os tempos que se avizinham são determinantes para o futuro do país, pelo que o Acção Socialista Digital irá certamente continuar a afirmar-se como meio privilegiado na comunicação e interação do PS com os cidadãos, por forma a alargar o apoio e aumentar a confiança das pessoas no nosso líder António Costa. Estou convicta de que junt@s iremos concretizar a Mudança que Portugal necessita e os portugueses exigem. “

Susana Amador

“Diariamente, a edição digital do jornal Ação Socialista traz-nos toda a atualidade do Partido Socialista, através de notícias, entrevistas e artigos de opinião. Na era digital que vivemos, onde as pessoas e, principalmente, os mais jovens, estão mais alheados ao papel, a edição diária digital do Ação Socialista tem sabido ocupar um espaço pioneiro e singular, aproximando, desta forma, os cidadãos da política.”

Carla Tavares

“O Acção Socialista Digital é um ponto de encontro diário daqueles que querem saber o que se passa no PS e com o PS. Comunicar quer dizer “pôr em comum”. É isso que aqui se faz – põe-se em comum notícias, opiniões, comentários. O Acção Socialista digital, cuja 100 ª edição assinalamos, faz-nos mais informados, mais actualizados, mais intervenientes, mais presentes no País . É de muita justiça saudar a Edite Estrela por este projecto, que já se tornou indispensável, e dar os parabéns a toda a equipa que, com esforço e dedicação, o realiza quotidianamente. Com o ASD, o tempo corre a nosso favor.”

José Manuel dos Santos

“O surgimento do Acção Socialista Digital teve um efeito de democratização de informação relativa ao projeto, iniciativas e resultados do trabalho do PS e possibilitou uma maior eficácia no diálogo com as estruturas dirigentes e com os militantes dos valores e princípios do socialismo democrático.”

José Luís Carneiro

“Cem números de Acção Socialista Digital, um número redondo para uma publicação acutilante. Aposta ganha de Edite Estrela, num formato inédito em publicações partidárias nacionais, Parabéns e venham mais 1460”.

Alda Telles

“O Acção Socialista Digital tem sido um espaço de partilha de pontos de vista de gente muito próxima do PS, mas de muita outra, independente, que veicula o seu saber e o seu sentir sobre o pulsar do nosso tão fustigado país. Muitos parabéns à responsável por este veículo, a Edite Estrela, e que a próxima edição já tenha Acordo Ortográfico na sua designação.”

Paulo Santos

“O Ação Socialista Digital passou a trazer-me um bom resumo diário de tudo aquilo que está na ordem do dia mas não tenho tempo para ver na TV, mantendo-me bem informado sobre o que se passa não apenas em Portugal, mas também na Europa, com opiniões de pessoas provenientes de diversas áreas e com interesses distintos, contribuindo assim para uma ampla diversidade de temas abordados.

A equipa do ASD está de parabéns!”

Pedro Cadavez

“O Partido Socialista e toda a equipa liderada por Edite Estrela estão de parabéns com a centésima edição do Ação Socialista Digital. Neste Partido em primeiro lugar estão as pessoas. E isso reflete-se na frescura e atualidade deste novo trabalho que chega rapidamente a todos os militantes e não só. Também desta forma o PS demonstra que está aberto a novas formas de comunicação e pode fazer melhor.

Desejo que continuem o bom trabalho até aqui realizado, e o ASD seja voz dos que não têm voz. Bem hajam.”

Armando Miguez