home

Vasco Cordeiro reeleito na liderança regional

Vasco Cordeiro reeleito na liderança regional

O líder socialista açoriano Vasco Cordeiro foi eleito para um segundo mandato à frente da estrutura federativa regional, obtendo 99,1% dos votos nas eleições diretas realizadas este fim de semana.

Notícia publicada por:

Um Governo que cumpre

Segundo uma nota emitida pela estrutura federativa do Partido Socialista dos Açores, em 47 secções de voto do PS nas nove ilhas do arquipélago, votaram 1678 militantes, “cerca de 37,6 % do total”, tendo-se registado “1659 votos a favor, seis votos contra e 13 votos em branco/nulos”.

“Neste ato eleitoral foram ainda eleitas as 47 estruturas locais do Partido Socialista nas nove ilhas, assim como os membros de cada comissão de ilha”, adiantaram os socialistas açorianos, referindo que foram igualmente eleitos os cerca de 300 delegados ao XVI Congresso Regional.

Recorde-se que Vasco Cordeiro, também presidente do Governo Regional dos Açores, foi eleito pela primeira vez para liderar o PS no arquipélago a 12 de janeiro de 2013.

Mais ambição

Na apresentação da recandidatura, no passado dia 4, Vasco Cordeiro justificou a sua recandidatura ao cargo com o facto de “o sonho e a ambição” que tem para o progresso dos Açores não estarem ainda plenamente realizados, sublinhando que ambiciona mais na criação de emprego, na educação ou na saúde.

E destacou também o “dever de lutar pelo povo destas ilhas, honrando o legado” que lhe foi transmitido.

No que concerne à autonomia, defendeu a importância de se estar “sempre vigilantes e prontos”.

Na ocasião, Vasco Cordeiro acrescentou que “a candidatura a presidente do Governo [Regional] é também obviamente o que está em causa neste processo”, mas a razão que motivou a candidatura “não é a questão de ganhar as eleições regionais”, que se realizam este ano, embora tal possa ser o “fruto da confiança” no trabalho do PS.

Refira-se ainda que as eleições diretas para o PS/Açores realizaram-se nos dias 15 e 16 de janeiro e que o XVI Congresso Regional decorrerá nos dias 18, 19 e 20 de março, em São Miguel.