Turismo conta com 2,5 mil milhões de euros até ao fim do ano
As empresas do setor do turismo contam com apoios de 2,5 mil milhões de euros até final do ano. O anúncio foi feito esta quarta-feira, dia 16, pela secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, durante a audição na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação da Assembleia da República.
Rita Marques referiu, ainda, que o Turismo de Portugal já aprovou financiamentos de 55,6 milhões de euros no âmbito da linha de apoio à tesouraria das empresas do setor do turismo.
De acordo com a secretária de Estado, o programa Apoiar recebeu, até ao momento, 36.944 candidaturas, das quais 46% são de empresas ligadas ao setor do turismo, sendo que, segundo a governante, está aprovado o financiamento na ordem de 100 milhões de euros, dos quais 43 milhões já foram pagos a cerca de 7.600 candidaturas apresentadas.
Rita Marques salientou que o Governo tem disponíveis 22 mil milhões de euros para apoiar as empresas, garantir os postos de trabalho e promover a recuperação económica, a qual assenta em cinco pilares: investimento, conhecimento, território, conectividade e promoção.
Governo quer lançar estratégia europeia de turismo
A secretária de Estado afirmou que o Governo pretende (re)colocar o turismo na agenda europeia. Nesse sentido, segundo, revelou Rita marques, o Governo pretende lançar a Estratégia Europeia para o setor do Turismo até 2050 durante a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, que será iniciada no próximo dia 1 de janeiro.
“Temos uma missão na PPUE21, que é, durante a nossa presidência, podermos lançar a estratégia europeia para o setor do turismo” até 2050, avançou a governante.
“Esta presidência portuguesa do Conselho Europeu é uma oportunidade que nós não gostaríamos de desperdiçar, muito pelo contrário. Esta presidência permite colocar também o turismo mais uma vez na agenda europeia”, disse Rita Marques, acrescentando que “seria muito positivo” manter Portugal como o destino turístico europeu como “o mais competitivo do mundo”.
Apesar das limitações decorrentes da exigência da presidência portuguesa da União funcional num modelo híbrido face à pandemia, a secretária de Estado acredita que será possível “mostrar que Portugal, além de ser um país competitivo a nível do turismo, pensa o futuro e está preocupado, mais do que preocupado, quer agir e tomar a liderança no que toca ao turismo de futuro”.
Durante a audição, Rita Marques anunciou que está agendada para janeiro uma reunião do Conselho Estratégico para a Promoção Turística Externa (que é um órgão consultivo da secretaria de Estado do Turismo), onde será apresentada a estratégia de promoção turística, onde será dada prioridade aos “mercados que serão objeto de um forte investimento internacional”.
A secretária de Estado esclareceu que esta estratégia de promoção do turismo tem quatro vertentes: mercados estratégicos, mercados de aposta, mercados em crescimento e mercados emissores seletivos.
“Anunciaremos a nossa estratégia de promoção, que tem de estar a pleno vapor antes da Páscoa”, concluiu Rita Marques.