Tudo a postos para a Vitória nas Eleições Autárquicas
António Costa devolveu Rendimentos, Pensões, diminuiu o desemprego para níveis de há 10 anos atrás e estancou a emigração forçada. Numa palavra – devolveu Direitos, Confiança e Esperança para um futuro mais digno para todas as pessoas.
Parabéns António Costa pela forma como tem conduzido este país, pelo Rumo certo que nos traçou!
Este Governo é rápido a agir e eficaz a decidir.
Parabéns Eduardo Cabrita pela recomendação que travou a distribuição dos manuais educativos vergonhosos, com ideias que contrariavam todos os avanços que esta governação desafrontada tem introduzido em matéria de Direitos Humanos, Liberdades e Garantias.
Não, não vale tudo!
Combater preconceitos e estereótipos e impedir que os manuais escolares os reproduzam é governar para o Futuro, para que os nossos filhos e filhas aprendam a Igualdade para poderem decidir em Liberdade.
Este é o rumo de uma Governação inteligente!
O Rumo de que este país precisa.
Um Governo sem papas na língua, rápido a agir, que todos integre e ninguém exclua.
Voltou a investir-se no Conhecimento e na Democratização da Ciência para combater as desigualdades sociais.
Voltou a investir-se na Escola Pública, na Equidade e no sucesso escolar com a atribuição de manuais escolares gratuitos aos alunos do 1º ciclo e com a universalização do pré-escolar aos 3 anos.
Atribui-se a mesma dignidade legal para a homo e a heteroparentalidade.
Acabou-se com a discriminação em função da orientação sexual e do estado civil no acesso à Procriação Medicamente Assistida.
Restitui-se tempo às famílias (mais cinco horas por semana aos funcionários públicos) para melhor poderem conciliar a vida familiar, pessoal e profissional.
Está a fazer-se um combate sem tréguas a todo o tipo de violências de género, tendo-se recentemente legislado para prevenir a prática do assédio no local de trabalho.
Aprovou-se nesta sessão legislativa uma Lei Histórica – Lei de equilíbrio de género para as Lideranças das Empresas para que as qualificações das mulheres não fiquem engavetadas e sejam colocadas ao serviço do desenvolvimento do país.
É esse Legado, esse salto para a modernidade, para a justiça e para a dignidade da pessoa humana, que caracteriza a ação política do Partido Socialista.
Estas marcas estão também patentes nas governações socialistas ao nível do Poder Local.
E por isso quero enviar um grande abraço a todas as mulheres e homens, e são milhares, que vão a votos no próximo dia 1 de outubro.
São cada vez mais as Mulheres a participar na vida política. São 43 as que lideram lista do PS, ou com o seu apoio, para as presidências das Câmaras Municipais. Para elas, que não viram costas aos desafios (e sabemos como é difícil romper obstáculos instalados), e querem participar e contribuir para a vitória do PS nas próximas eleições autárquicas, o meu forte e fraterno abraço.
A Convenção Autárquica para a Igualdade no Poder Local, adotou uma Carta de Princípios para a Igualdade no Poder Local (pode ser consultada no site do PS, DNMS), que traduz a afirmação da matriz socialista em matéria de Igualdade. Adotar essa Carta é contribuir no Local para uma sociedade mais Competitiva, territórios mais Inteligentes, com maior Diversidade e mais Desenvolvimento.
Às listas com paridade absoluta, e são algumas, os meus parabéns! Esse é o caminho: Cidades 50/50 – um passo decisivo para a Igualdade, como recomenda a ONU. A ambição da ONU é a nossa ambição!
O PS pioneiro nas políticas de Igualdade não pode ficar indiferente a este desafio das Nações Unidas.
Ele está ao nosso alcance, se quisermos!
Para fazer o que ainda não foi feito!
Mais Crescimento, Territórios mais Inteligentes, Desenvolvimento e coesão social, e mais Igualdade são as nossas metas e bandeiras para o Poder Local!