home

Sucesso orçamental prova credibilidade do “caminho certo” do país

Sucesso orçamental prova credibilidade do “caminho certo” do país

O défice orçamental das Administrações Públicas foi até setembro passado de 0,3% do produto, ou seja, menos 2,8% do PIB em igual período do ano passado. A garantia foi hoje tornada pública, em comunicado, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Notícia publicada por:

Sucesso orçamental prova credibilidade do “caminho certo” do país

Reagindo à notícia, o ministro, Mário Centeno, quis desde logo associar a palavra “credibilidade” aos bons resultados financeiros alcançados pelo país em 2017, defendendo o titular da pasta das Finanças, que estes dados agora divulgados pelo INE, veem reforçar e “emprestar credibilidade” para o resto desta legislatura, reafirmando Mário Centeno o empenho do Governo em continuar com o “sucesso da execução orçamental”.

Segundo Mário Centeno, se dúvidas ainda subsistissem, o que este anúncio hoje divulgado pelo INE vem provar é que “o Governo está no caminho certo”, havendo agora todas as possibilidades, sustentou o ministro das Finanças, de em breve o país poder ter uma “excelente novidade de peso” na evolução da economia e das finanças públicas, ao apresentar no terceiro trimestre, não um défice orçamental, mas antes um ‘superavit’.

Quanto à dívida pública, o ministro Mário Centeno reafirmou que 2017 vai terminar com um valor próximo dos 126% do produto, objetivo que, como garantiu, “será certamente alcançado” e que constituirá, “a maior redução de dívida pública em rácio do PIB dos últimos 19 anos”.

Depois de corroborar a notícia dada pelo primeiro-ministro, António Costa, ontem em Belém, perante o Presidente da República, de que o défice “não excederá o valor de 1,3%”, o ministro das Finanças, Mário Centeno, manifestou satisfação pelo “carácter positivo” dos números da economia, afirmando que eles são um “prémio seguramente merecido” para todos os portugueses “pelo trabalho feito”.