home

Socialistas trabalharão para amplificar voz de Portugal na Europa

Socialistas trabalharão para amplificar voz de Portugal na Europa

Marta Temido defendeu, hoje, que a grande diversidade presente no elenco de candidatos do Partido Socialista a eurodeputados visa ser sinal de que “cidadãos de várias origens podem estar na Europa a representar os portugueses e amplificar a sua voz no espaço europeu”.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O «Ação Socialista» é o jornal oficial do Partido Socialista, cuja direção responde perante a Comissão Nacional. Criado em 30 de novembro de 1978, ...

Ver mais

Notícia publicada por:

Em declarações aos jornalistas, à saída do Tribunal Constitucional, onde esta manhã fez entrega formal da lista socialista ao Parlamento Europeu, Marta Temido destacou que as eleições de junho têm “valor próprio” e são “uma disputa muito importante”, não devendo ser encaradas como nova prova de força entre o PS e o PSD, no pós legislativas de março.

Na ocasião, a cabeça de lista do PS às eleições europeias de 9 de junho expressou total confiança no eleitorado português, frisando que, nas urnas, os portugueses saberão escolher os melhores representantes em Bruxelas das suas aspirações.

“Sabemos que os portugueses, sobretudo ao longo da campanha, vão conseguir entender que esta é uma disputa diferente, muito importante, que tem instituições nas quais se joga muito do nosso futuro”, frisou, referindo-se de seguida ao último inquérito do Eurostat, cujos resultados, disse, “evidenciam que os eleitores em Portugal compreendem bem a importância da Europa nas suas vidas e estão cada vez mais conscientes disso”.

Lembrando o caráter “profundamente europeísta” do PS, Marta Temido reafirmou o compromisso socialista de continuar a trabalhar na consolidação do projeto europeu “com uma atitude proativa”.

“A nossa família política ao nível da Europa é aquela que representa maior força progressista e há muito trabalho a fazer para que os resultados da Europa sejam uma realidade no nosso dia a dia, em termos de melhoria da qualidade de vida, em termos de uma sociedade mais democrática e em termos daquilo que é o cumprimento do grande projeto europeu, que é um projeto de paz e prosperidade para todos”, sustentou.

Depois, a cabeça de lista socialista destacou haver, na arquitetura europeia, “instrumentos que, se bem utilizados, permitem responder melhor às expectativas dos cidadãos europeus e dos portugueses”.

Recusando alimentar polémicas artificiais em torno da sua escolha para liderar a lista socialista ao hemiciclo europeu após o seu mandato à frente do Ministério da Saúde, Marta Temido voltou a manifestar confiança no julgamento dos eleitores.

“Os portugueses conhecem-me, os portugueses conhecem o meu percurso”, declarou, garantindo que irá cumprir o seu próximo mandato como parlamentar europeia até ao fim.

“O compromisso com um projeto é este que esta equipa, da qual eu sou só transitoriamente a cabeça de lista, porque seremos todos os eurodeputados, tem com os portugueses”, pontualizou.

Sobre o facto de vários dos candidatos do PS ao Parlamento Europeu terem sido também eleitos à Assembleia da República, Marta Temido assinalou que são “candidatos pelo povo, pelos portugueses” e vão “defender os mesmos valores e defender as mesmas causas” na Europa.

ARTIGOS RELACIONADOS