home

Socialistas rendem homenagem a Mário Soares no XXII Congresso Nacional

Socialistas rendem homenagem a Mário Soares no XXII Congresso Nacional

O XXII Congresso Nacional, que começou ontem e decorrerá até amanhã, domingo, no Exposalão da Batalha, iniciou com uma homenagem a Mário Soares. Eram cerca das 20 horas quando o ecrã gigante instalado no palco centrou todas as atenções dos congressistas que assistiram ao filme a preto e branco com imagens do líder histórico socialista.

Notícia publicada por:

Socialistas rendem homenagem a Mário Soares no XXII Congresso Nacional

As primeiras a surgir foram referentes à candidatura de Humberto Delgado e à participação de Mário Soares nesse processo eleitoral contra a ditadura, seguindo-se as do regresso a Portugal imediatamente após o 25 de Abril, colocando, assim, termo ao seu exílio em França.
A voz do fundador do PS e o hino da sua candidatura presidencial de 1985 ecoaram no pavilhão que acolhe o primeiro congresso socialista realizado após a morte de Mário Soares, em 2017, criando um clima generalizado de forte emoção nos congressistas.
O filme prosseguiu a percorrer alguns dos momentos mais importantes e simbólicos da vida do fundador do partido, os quais se cruzam com a história do Partido Socialista e da democracia portuguesa.
Quando o PS comemora 45 anos de existência, o congresso nacional fez também questão de enunciar o nome de todos os fundadores do Partido Socialista, em 1973, através de um vídeo acompanhado pelas palmas dos delegados.
O filme, com cerca de 40 minutos, termina com a frase “Obrigado, Mário Soares”, o que provocou uma enorme e emocionada ovação dos congressistas, perante a memória da personalidade que melhor representa os ideais e os valores do PS, perpetuando-se como uma referência para todos os socialistas e democratas.

“Até sempre, camarada”, António Arnaut

O segundo dia do Congresso Nacional começou com uma homenagem a António Arnaut, um dos fundadores do partido e “pai” do Serviço Nacional de Saúde.
Foi ao som do tema “Verdes Anos”, de Carlos Paredes, que o ecrã gigante instalado no centro do palco recordou, através de imagens, António Arnaut.
Através do vídeo, com cerca de 3 minutos, onde o cofundador do partido aparece muitas vezes acompanhado por Mário Soares e pelo atual Secretário-geral, António Costa, o PS prestou nova homenagem à figura de António Arnaut.
“Até sempre, camarada” foi a frase final que suscitou a emoção e o reconhecimento dos congressistas.