Socialistas da Madeira denunciam perpetuação de problemas na saúde
Neste encontro preparatório dos estados gerais do PS-M, a decorrer no Funchal no próximo dia 9 de junho, a saúde na região esteve no centro da discussão, com o dirigente socialista madeirense João Pedro Vieira a criticar e lamentar que, mesmo depois de três secretários regionais, os problemas continuem a perpetuar-se nesta área fundamental da governação.
Neste ponto, João Pedro Vieira referiu a falta de profissionais em especialidades como anestesiologia e a possibilidade de existirem menos médicos internos no próximo ano.
“Termos menos médicos internos é sinal de que não temos neste momento condições para recebermos jovens médicos que deveriam ser formados por especialistas que, também eles, faltam no Sistema Regional de Saúde”, frisou o dirigente socialista, realçando de seguida a importância de se discutir a saúde, tal como vai acontecer este sábado, no âmbito dos estados gerais do PS-M.
O debate, indicou João Pedro Vieira, vai contar com a presença do bastonário da Ordem dos Médicos e do presidente do Conselho Médico da Região Autónoma da Madeira, bem como dos ministros da Saúde e da Economia.
Vieira insistiu na necessidade urgente de se encontrarem soluções de forma a ter para um sistema de saúde que corresponda às reais necessidades dos madeirenses.
“Um Sistema Regional de Saúde sem recursos humanos, nomeadamente com falta de médicos internos e com falta de médicos especialistas, é um sistema que está claramente aquém daquele que os madeirenses precisam para verem satisfeitas as suas necessidades na área da Saúde”, concluiu.
Refira-se que os Estados Gerais do PS da Madeira realizam-se a 9 de junho, no Funchal, visando debater Saúde, Economia e Turismo, Educação, Igualdade e Desenvolvimento Social nesta região autónoma.
A sessão de abertura contará com a presença do presidente do PS-M, Emanuel Câmara, do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e do presidente da Câmara Municipal do Funchal e candidato do PS à presidência do Governo Regional, Paulo Cafôfo.