SNS com ação mais alargada para responder às necessidades dos cidadãos
Adalberto Campos Fernandes, que falava na cerimónia de inauguração da Unidade de Ambulatório do Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar de Leiria, sublinhou que o Serviço Nacional de Saúde “é um dos melhores exemplos” de realização do Estado Social, reconhecido em Portugal e na Europa, mas deve ir ainda mais longe.
Referindo que “estamos a viver tempos muito difíceis, não apenas na governação mas também nos hospitais e nas instituições”, o ministro disse que por isso se torna “muito mais exigente aquilo que cada um faz. Face à escassez de recursos, temos de investir mais no Serviço Nacional de Saúde”.
Adalberto Campos Fernandes salientou a necessidade de “pôr o Serviço Nacional de Saúde a fazer mais coisas, internalizando mais atividade, sendo capaz de responder por aquilo que são as necessidades dos portugueses”.
Copiar boas práticas
Na sua intervenção, o ministro da Saúde defendeu que é preciso mais exigência e rigor no contexto em que o país vive e disse que “para fazer bem não é preciso inventar”.
“Recomendo muitas vezes apenas que se copie. Copiar, replicar boas práticas”, acrescentou.
Adalberto Campos Fernandes salientou ainda que “o Centro Hospitalar de Leiria, consistentemente ao longo dos últimos anos, tem sido aquilo que é um bom exemplo de gestão parcimoniosa, baseada na ideia de que os recursos são escassos. E mesmo quando o país cresce e tem maior folga, eles são sempre escassos”.