home

Responsabilidade do Governo permite enfrentar epidemia com mais tranquilidade

Responsabilidade do Governo permite enfrentar epidemia com mais tranquilidade

A deputada do PS Maria Antónia de Almeida Santos frisou hoje que o Governo tem sabido equilibrar “esta dicotomia entre responsabilidade e liberdade” numa altura em que Portugal tem cinco pessoas infetadas pelo novo coronavírus COVID-19, o que tranquiliza a população.

Notícia publicada por:

Responsabilidade do Governo permite enfrentar epidemia com mais tranquilidade

Durante o debate quinzenal, no Parlamento, com a presença do primeiro-ministro, a presidente da Comissão Parlamentar de Saúde recordou que os portugueses já passaram por várias epidemias e “Portugal teve os meios, soube responder e todos os planos funcionaram de forma exemplar”. “Portugal foi até um exemplo citado em epidemias passadas”, destacou a socialista, garantindo que as “estratégias de prevenção e contenção funcionaram”.

“Estamos confiantes que desta vez esteja tudo a postos para podermos ter essa capacidade instalada para enfrentar esta nova pandemia”, apontou.

Maria Antónia de Almeida Santos saudou depois as medidas que têm sido aplicadas, que são “evolutivas e adaptativas” enquanto se vai descobrindo mais sobre o novo vírus. A deputada do PS sublinhou que há 12 hospitais de retaguarda “em acréscimo aos hospitais de referência com capacidade para internar doentes nas condições técnicas adequadas”.

“Temos laboratórios capacitados para o diagnóstico, medidas mais eficazes e restritivas nos aeroportos nos voos da China e de Itália”, foi criada uma reserva estratégica de medicamentos, dispositivos médicos e equipamentos de proteção individual, e ainda um plano de formação para profissionais de saúde e empresas, enumerou.

Maria Antónia de Almeida Santos referiu também as reuniões que a Direção-Geral da Saúde tem promovido com diferentes parcerias, como a Liga Portuguesa de Futebol, a Direção-Geral dos Serviços Prisionais, o Sistema de Segurança Interna e a Associação de Hotelaria de Portugal.

“A experiência acumulada do passado e a capacidade instalada reforça ainda mais a nossa confiança” numa altura em que Portugal enfrenta um surto de COVID-19, salientou a parlamentar, que se congratulou por o Governo estar também articulado entre si.

Maria Antónia de Almeida Santos aproveitou para saudar “o povo português, onde estão incluídos os profissionais de saúde, pelo grau de maturidade com que têm sabido lidar com esta pandemia”.