PS saúda novo modelo de provas de aferição
“O PS saúda, quer o modelo em si, que tem como objetivo promover o sucesso escolar com melhor e mais atempado acompanhamento dos alunos, e também a vontade de que as escolas, se assim o entenderem, fazerem uma transição mais suave para a aplicação plena”, disse o deputado socialista.
O também membro do Secretariado Nacional do PS falava no Parlamento à Comunicação Social sobre a decisão do Conselho de Ministros de marcar aquelas provas nacionais para 6 (Português) e 8 de junho (Matemática), podendo as escolas não as realizar já este ano, desde que fundamentem essa decisão.
“O novo modelo, já em aplicação completa este ano, é o exame no nono ano e provas de aferição no segundo, quinto e oitavo anos de escolaridade. Se houver escolas que, fundamentadamente, com apoio do conselho pedagógico, entenderem que não se aplica já este modelo, a escola explicará internamente, aos alunos e famílias, essa decisão”, acrescentou Porfírio Silva, que desvalorizou as intenções de PSD e CDS-PP de chamar o ministro ao Parlamento para explicações adicionais.