PS quer sensibilização para boas práticas de uso e deposição de materiais de proteção
Uma campanha de sensibilização para a correta deposição destes materiais, o incentivo à comercialização e ao uso de máscaras reutilizáveis e o reforço de contentores de lixo indiferenciado junto a grandes espaços públicos são as propostas do projeto de resolução do Grupo Parlamentar do PS para os concretizar.
“Proteger cada um de nós, porque só a prevenção continuará a evitar a proliferação de casos registados”, começou por frisar o deputado, que sublinhou, particularmente, a necessidade de “proteger do contágio da Covid-19 os trabalhadores da recolha e tratamento de resíduos”, aos quais aproveitou para deixar uma “homenagem às mulheres e homens que asseguraram durante todo este tempo um serviço essencial na vida de todos nós”.
Quanto ao objetivo de “alertar”, Hugo Pires defendeu a importância de que “a mensagem certa chegue aos portugueses”, advertindo que “a deposição de equipamentos de proteção individual fora dos pontos de recolha de resíduos indiferenciados, além de causar um problema ambiental, é também um risco sério para a saúde pública”.
“Consciencializar para o uso preferencial de máscaras sociais reutilizáveis” é outro propósito da iniciativa legislativa do PS, “porque a reutilização das máscaras é essencial para reduzir o impacte ambiental permitindo reduzir a produção de resíduos”, explicou o vice-presidente da bancada com a tutela das questões ambientais.
Para dar resposta a estes objetivos, o Partido Socialista propõe que o Governo promova uma “campanha de sensibilização que reforce a informação sobre a correta deposição dos equipamentos de proteção individual para efeitos de prevenção do contágio e informe sobre os impactes da deposição incorreta destes equipamentos”, explicou o deputado.
Para esta campanha, Hugo Pires sugeriu que possa ser utilizado o espaço de publicidade em órgãos de comunicação social comprado antecipadamente pelo Governo, no valor de 15 milhões de euros, “com o intuito de divulgar informação oriunda da Direção Geral de Saúde relacionada com a pandemia Covid-19, como também relacionada com outros assuntos de caracter social”, recordou.
O PS recomenda ainda ao Governo que “incentive a produção, a comercialização e a utilização de máscaras sociais reutilizáveis”, de acordo com as normas já estabelecidas pelo CITEVE, e também que, “em diálogo com as autarquias, garanta o reforço de contentores de lixo indiferenciado, junto de empresas de grande dimensão, em supermercados, hospitais, escolas e transportes públicos”.
“Os portugueses perceberam, desde o primeiro momento, que o combate à Covid-19 depende de todos. E está a correr bem”, frisou Hugo Pires, sem deixar de advertir que, “agora, chegada a hora de regressar gradualmente à normalidade, o combate à Covid-19 continua a depender de todos”.