home

PS quer ouvir com urgência o Presidente do INEM

PS quer ouvir com urgência o Presidente do INEM

O PS requereu na terça-feira uma audiência "com caráter de urgência" no Parlamento do presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), para serem prestados esclarecimentos sobre a situação da entidade na Grande Lisboa.

Notícia publicada por:

PS quer ouvir com urgência o Presidente do INEM

“Se a maioria não viabilizar esse requerimento, estamos mesmo disponíveis para forçar um agendamento potestativo dessa audição”, disse o vice-presidente da bancada socialista Marcos Perestrello, em declarações aos jornalistas.

O requerimento foi apresentado na comissão parlamentar de Saúde, depois de várias tentativas de falar com o presidente do INEM, desde segunda-feira de manhã, para marcar uma reunião com este organismo, o que “não se revelou até agora possível”, lamentou Marcos Perestrello.

O deputado e líder da Federação da Área Urbana de Lisboa do PS considerou ainda “inaceitável” o “silêncio” do Governo em torno do “problema do INEM” na capital.

Recorda-se no requerimento que “nos últimos meses foram denunciadas graves disfuncionalidades na rede de emergência médica, sendo divulgados vários episódios em que os meios de emergência acionados não conseguiram, por falta de operacionalidade responder de forma eficaz ao que lhe era solicitado”.

“Em suma, vive-se um clima laboral no INEM que é insuportável para um número significativo de profissionais, com um acumular de situações e de protestos, verificando-se igualmente uma total ausência de orientação estratégica por parte da tutela, o que põe em risco o pronto-socorro às populações e o salvamento de vidas”, sublinha-se no pedido de audiência apresentado pelo PS.