PS quer observatório da segurança nas escolas
No documento, refere-se que os dados relativos ao ano letivo 2013/2014 apontam para um aumento das ocorrências de natureza criminal em meio escolar, verificando-se “um aumento de 8,1% face ao ano letivo transato”.
Os deputados do PS recuperam ainda os dados de 2012/2013 sobre segurança escolar, considerando existir “um desfasamento de 4907 ocorrências entre o relatório elaborado pelo Ministério da Educação e o relatório elaborado pelas forças de segurança PSP e GNR”.
Este desfasamento de números leva o Grupo Parlamentar do PS a questionar o ministério de Nuno Crato sobre qual a justificação para esta “disparidade” nas ocorrências entre os dois relatórios.
No requerimento da bancada socialista afirma-se ainda que “os recentes acontecimentos, publicamente conhecidos, adensam a necessidade de uma maior salvaguarda e acompanhamento dos alunos em seio escolar e revelam a necessidade de repensar a atual estratégia de prossecução de uma efetiva Escola Segura”.
Face à crise económica e social “com que muitos agregados familiares se debatem”, os deputados do PS consideram que é obrigação do Ministério da Educação “assegurar as condições para um ambiente escolar seguro e disciplinado”.