PS/Madeira quer baixar juros do empréstimo
“O país está a procurar antecipar pagamentos ao Fundo Monetário Internacional (FMI), porque consegue captar verbas mais baratas nos mercados. Nessa medida, propomos que também a Madeira, pelo empréstimo de 1500 milhões de euros, seja beneficiada pelos juros mais baixos que atualmente o mercado proporciona”, afirmou Vítor Freitas.
Segundo Vítor Freitas, o empréstimo concedido à Madeira foi feito com base no modelo do empréstimo contraído pelo Estado português junto da troica em maio de 2011, altura em que as taxas de juro praticadas nos mercados internacionais eram bem superiores às atuais.
“Caso se apliquem agora os juros que estão a ser negociados nos mercados, a Madeira teria uma poupança de juros na ordem dos 350 milhões de euros, uma verba extremamente importante que, por exemplo, daria para a construção do novo hospital da região autónoma”.
O Grupo Parlamentar do PS subscreve esta proposta, vai apresentá-la na Assembleia da República e “esperamos que seja aprovada por todos os partidos, porque aquilo que é bom para o país em matéria de redução das taxas de juro, naturalmente, também é bom para a Madeira”, defendeu o líder dos socialistas madeirenses.