PS lança programa nacional
Combater as desigualdades é o objetivo central do programa nacional de apoios efetivos à economia social que o Partido Socialista vai lançar, avançou a deputada Maria da Luz Rosinha, no Parlamento.
“Pretendemos lançar um programa nacional de apoio à economia social e solidária para modernizar e consolidar o setor por meio de mecanismos de simplificação administrativa, fomentar a criação de parcerias, apoiar a valorização e capacitação dos empreendedores social e promotores”, declarou a parlamentar socialista.
Num debate sobre o papel da economia social, a deputada deixou “bem clara a posição de sempre do PS”.
“O Partido Socialista reconhece o papel importante das entidades que intervêm na área da economia social” e, “sempre que teve responsabilidades, aprofundou a parceria e a cooperação do Estado com estas instituições”, lembrou.
Mas, ressalvou, “o PS não confunde, como nunca confundiu, esta parceria e cooperação com a desresponsabilização do Estado com as suas funções sociais”.
Criticando a instrumentalização de que foram alvo estas entidades no período governativo da coligação da direita, Maria da Luz Rosinha garante que o PS não usará estas instituições para justificação de opções políticas, concluindo que “o Estado tem que ser sempre o garante máximo do Estado Social”.