PS está pronto para apresentar programa e elenco governativo
Referindo ser essencial esperar a decisão do Presidente da República, António Costa explica que os socialistas estão prontos para o Exercício da governação com o apoio do Bloco de Esquerda, PCP e PEV.
Questionado sobre as razões da não envolvência das restantes forças partidárias no Executivo, Costa recordou que se sentaram à mesa das negociações quatro partidos “com identidades muito próprias e diferentes posições programáticas”.
Mas, referiu, “o grau de convergência foi o necessário para concluir que, primeiro, há condições para o PS formar Governo, segundo, para poder governar com base no seu programa eleitoral”.
Adiantando que as linhas gerais dos instrumentos fundamentais de governação estão assegurados, o líder socialista clarificou que das negociações com bloquistas, comunistas e verdes saiu o acordo em torno de “um conjunto de matérias que permitem governar por quatro anos”, cabendo ao PS garantir que as medidas a adotar são compatíveis com o Tratado Orçamental.
Lembrando que “o cenário político que vivemos é inédito e exige uma solução governativa também original”, António Costa considerou ser “um excelente sinal” que, ao fim de quatro semanas, “envolvendo quatro partidos que há 40 anos não se sentavam à mesa, tenha sido possível chegar a um acordo”.
Sobre eventuais matérias que precisem do aval da direita para passarem na Assembleia da República, o Secretário-geral do PS afirmou que não lhe passa pela cabeça que “este ressabiamento nervoso que a direita apresenta neste momento não lhe passe ao fim de uns meses e que não passe a ter uma postura responsável”.