home

PS é uma força decisiva para a preservação da estabilidade política

PS é uma força decisiva para a preservação da estabilidade política

Eurico Brilhante Dias caracterizou ontem à noite, no Funchal, o PS como um partido “radicalmente democrático” e garantiu que “uma maioria do Partido Socialista nunca é igual a uma maioria de direita”, uma vez que traz estabilidade política.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O «Ação Socialista» é o jornal oficial do Partido Socialista, cuja direção responde perante a Comissão Nacional. Criado em 30 de novembro de 1978, ...

Ver mais

Notícia publicada por:

Eurico Brilhante Dias

Num discurso em que fez um balanço da sessão legislativa que agora termina, durante o jantar do segundo dia de jornadas parlamentares do PS, o presidente do Grupo Parlamentar sublinhou a autonomia da sua bancada e assegurou “como por vezes é dura a negociação com o Governo”.

“Uma maioria do PS nunca é igual a uma maioria de direita. Fomos uma força decisiva para a preservação da estabilidade política em Portugal”, vincou Eurico Brilhante Dias, referindo-se à rejeição das moções de censura do Chega e da Iniciativa Liberal.

O líder parlamentar do PS sustentou que os socialistas foram “uma maioria de diálogo, ainda que firme no cumprimento do programa eleitoral do PS”. E deu exemplos: os Orçamentos do Estado para 2022 e 2023 não tiveram apenas votos da maioria absoluta do PS, mas também abstenções do PAN, Livre e, no caso de 2022, de deputados do PSD/Madeira.

O Grupo Parlamentar do PS tem 20 projetos de lei aprovados na generalidade e apresentou mais de cem alterações às propostas do Governo de Orçamentos do Estado para 2022 e 2023. Aprovou ainda 144 propostas de alteração de partidos da oposição, o que contrasta com o Governo PSD/CDS, entre 2011 e 2015, que apenas aprovou cerca de 40.
Eurico Brilhante Dias destacou as propostas de alteração à Agenda para o Trabalho Digno, como a introdução da presunção de contrato de trabalho no âmbito de plataforma digital, o aumento do número de faltas justificadas por morte de cônjuge, a possibilidade de obtenção baixa médica através do serviço SNS 24 e o alargamento do direito ao teletrabalho aos pais com filhos com deficiência crónica.

Relativamente à habitação, os socialistas focaram-se na alteração ao código de IRS para premiar rendas mais baixas, na limitação dos benefícios fiscais aos fundos de investimento imobiliários, na impenhorabilidade do apoio à renda, na contribuição extraordinária sobre o alojamento local e no alargamento dos benefícios para arrendamento ao alojamento estudantil.

Na sua intervenção, Eurico Brilhante Dias mencionou também os avanços em matéria de coesão territorial, com alterações aos Estatutos dos Eleitos Locais, o projeto de lei sobre os politécnicos e o reforço da transferência de competências no processo de descentralização.

ARTIGOS RELACIONADOS

25 de Novembro

Vivi os acontecimentos políticos do 25 de Novembro de 1975, aos meus 19 anos de idade, com muita ...