home

PS congratula-se com acordo que assegura interesse público

PS congratula-se com acordo que assegura interesse público

O Partido Socialista congratulou-se com o acordo alcançado pelo Governo para a TAP, considerando que assegura o “interesse público” e revela que “era falsa a narrativa” do anterior Governo do PSD/CDS quando dizia que a recuperação desta companhia estratégica só era possível com a privatização da maioria do seu capital.

Notícia publicada por:

PS repudia ataque “irresponsável e doentio” ao ministro das Finanças

“A TAP volta para as mãos do Estado, era esse o objetivo do programa eleitoral, do programa do Governo, era esse o compromisso”, sublinhou o vice-presidente da bancada parlamentar socialista João Paulo Correia.

O deputado do PS realçou ainda que além de o Estado ficar com 50% da empresa, também “a gestão estratégica da TAP ficará sempre condicionada à vontade e à palavra do Estado. E, portanto, a defesa do interesse público será assegurada por esse acordo”.

João Paulo Correia adiantou ainda que o Grupo Parlamentar do PS vai chamar o ministro Pedro Marques à Comissão de Economia e Obras Públicas para “apresentar o acordo ao Parlamento”.

Segundo o deputado do PS, “este acordo podia ter sido alcançado em alternativa ao processo de privatização que foi promovido pelo anterior Governo”.

A falsa narrativa da direita

“Hoje sabemos que era falsa a narrativa de que a capitalização e a recuperação da TAP só poderia ser alcançada com a privatização da maioria do seu capital”, disse, salientando “volvidos poucos meses, o novo Governo negociou” e conseguiu o resultado agora conhecido.

O deputado do PS sublinhou ainda que o acordo “cumpre o principal objetivo, ou seja, a TAP volta para as mãos do Estado”, defendendo que se justificam os quase dois milhões de euros que o Governo vai pagar para voltar a controlar a companhia aérea, por estar em causa “a recuperação de uma empresa estratégica”.