PS chama Vítor Gaspar e Maria Luís Albuquerque para esclarecimentos
O deputado socialista asseverou ainda, durante uma intervenção no debate de atualidade sobre offshores, que “o Governo PSD/CDS não ficará também neste caso politicamente impune”, já que se trata de um Executivo que “deixou na gaveta durante quatro anos o assunto, não procurou conhecer a variação dos números e as causas dessas variações, não se inquietou quando os jornalistas perguntaram pelas mesmas insistentemente”.
“Essa ocultação deliberada levou a que erros e omissões só fossem descortinados mais tarde por um Governo do PS que fez regressar a boa prática da publicação de estatísticas de transferências para offshores”, alertou.
Eurico Brilhante Dias sublinhou que o anterior Governo foi “diligente no corte e no aumento de impostos”, mas “na perseguição de contribuintes fechou os olhos a fluxos financeiros para offshores”. “Para o cidadão comum, grande eficácia na cobrança de impostos; para os fluxos financeiros para offshores, negligência, ocultação estatística e deficiente acompanhamento”, acrescentou.