Programa Participativo do PS
Seguindo os bons exemplos dos orçamentos participativos municipais, esta proposta de participação aberta aos cidadãos traduz um desafio que “nunca tinha sido feito em Portugal, para um programa de governo de âmbito nacional”, como explica Luís Goes Pinheiro, da direção do Gabinete de Estudos socialista, sublinhando ser este “mais um passo no caminho, que tem vindo a ser reforçado, de abertura do PS à sociedade civil”.
Em declarações ao AS Digital, Luís Goes Pinheiro recorda a enorme participação suscitada pelas eleições primárias do PS, ganhas por António Costa, a que este programa participativo pretende dar sequência, convidando “a uma participação direta e mais próxima de todos os cidadãos que querem ter uma palavra a dizer mas que não tinham um veículo para fazer chegar as suas propostas”.
A partir de 28 de março de 2015, qualquer cidadão poderá submeter propostas através da Internet, utilizando o novo site do Gabinete de Estudos gabinetedeestudos.ps.pt.
Todas as propostas serão analisadas e ponderadas.
Numa segunda fase, de entre as propostas recebidas e para algumas áreas selecionadas, serão colocadas a votação várias alternativas, desde que enquadradas no programa de princípios do PS e que sejam exequíveis do ponto de vista orçamental, para que os cidadãos possam escolher a que preferem. As alternativas mais votadas serão incluídas no programa eleitoral do PS.
O que devo fazer para enviar uma proposta para o programa eleitoral do PS?
Há outras vias para apresentar propostas no âmbito do programa participativo do PS?
|
O programa do PS apresentará ainda duas novidades, reforçando o grau de compromisso assumido e sendo mais claro para os cidadãos, proporcionando maior escrutínio e avaliação.
É um programa responsável, com medidas calendarizadas e com impactos estimados para as medidas propostas
É um programa claro, que explica e identifica, em linguagem clara e acessível, quais as diferenças entre as suas propostas e as medidas que o executivo PSD/CDS concretizou no Governo.
O programa eleitoral do PS será apresentado no dia 6 de junho de 2015, cumprindo o compromisso assumido pelo seu Secretário-geral, António Costa.