O Governo está empenhado em que o Programa Nacional de Reformas, apresentado esta semana e que será agora sujeito a um amplo processo de debate, seja “um documento para todo o país”.

Em entrevista à RTP3, o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, sublinhou que o documento estratégico “tem a marca da governação” do PS e disse esperar os contributos de todos os partidos, dos parceiros sociais e da sociedade portuguesa.

 
O diagnóstico traçado pela Comissão Europeia à situação do país, após quatro anos de processo de ajustamento, serviu de mote para Pedro Marques identificar alguns dos obstáculos ao crescimento e à competitividade da economia portuguesa: os níveis ainda demasiado elevados de endividamento do tecido empresarial, a perda de potencial humano qualificado com a emigração em massa e a diminuição dos níveis de coesão social.

Este diagnóstico, realçou, espelha a necessidade de o país promover as reformas estruturais traduzidas no documento proposto pelo Executivo e que não dispensam o envolvimento e contributo dos partidos, dos parceiros e de toda a sociedade portuguesa.

Defendendo que “muitas destas matérias precisam de consensos”, Pedro Marques descreveu o amplo roteiro de debate em torno do documento, que passará pela Assembleia da República, onde todos os partidos mostraram disponibilidade para discutir e apresentar contributos, “com a exceção do PSD, que continua demasiado refugiado no passado, mas que ainda temos esperança que comece a olhar para o futuro e também apresente contributos”, pela concertação social e por um conjunto de debates com a sociedade portuguesa e no próprio Parlamento, defendendo que “muitas destas matérias precisam de consensos”.

“O que fizemos foi lançar um processo de discussão”, assinalou. “Temos um mês para debater, consensualizar e recolher contributos. Estamos empenhados em que seja um documento de todo o país”.
 
Qualificação, capitalização das empresas e aposta na inovação

Na entrevista, o ministro abordou ainda alguns dos pilares estratégicos do programa de reformas, destacando a necessidade de “regressar à qualificação dos recursos humanos” do país. O reforço da aposta no ensino profissional, mas sem comprometer a possibilidade de retomar os estudos superiores, e o retomar do programa de qualificação de adultos, não devendo o país “deixar para trás a geração de pessoas acima dos 35 anos” e desaproveitar o seu potencial, foram algumas das medidas que elencou.

Uma forma de interpretar as qualificações “que é muito diferente do que aconteceu nos últimos 4 anos, que passou muito mais pelo empobrecimento e diminuição de salários”, apontou, acrescentando que “isso não nos trouxe à competitividade”.
Outro dos pilares do programa de reformas a que o ministro do Planeamento e das Infraestruturas deu ênfase prende-se com a necessidade de apoio à capitalização das empresas, que ainda se debatem com elevados níveis de endividamento.

“Temos de ativar instrumentos dos fundos comunitários e instrumentos legais para acelerar a reestruturação das empresas e do seu capital”, defendeu, destacando como uma das medidas mais significativas do programa de reformas a criação de um fundo, com o apoio do Portugal 2020 e do plano Juncker, com uma parte de fundos públicos, mas alavancada por fundos privados, “criando um fundo global na ordem dos 7 mil milhões para trazer instrumentos de capitalização às empresas, fazendo com que não fiquem dependentes do crédito”.
Pedro Marques destacou ainda, relativamente ao pilar estratégico da Inovação, o apoio ao investimento e à internacionalização das empresas, através do programa Portugal 2020, nomeadamente no que respeita à criação de novas ideias e à promoção da digitalização da economia, reforçando a competitividade das empresas portuguesas no mercado global.

Acção Socialista Digital

 


Related Posts

Governo tem optado por reforçar sustentabilidade da Segurança Social

“O Governo do Partido Socialista e a maioria parlamentar que o apoia têm objetivos comuns: permitir que aqueles e aquelas... read more

Estratégia de empobrecimento não conta com o contributo do PS

 Respondendo ao apelo feito pelo Presidente da República no seu discurso de 10 de junho, o Secretário-geral... read more
José Luís Carneiro promete reforço da presença de mulheres nas listas do PS

José Luís Carneiro promete reforço da presença de mulheres nas listas do PS

José Luís Carneiro deixou esta garantia durante a conferência digital ‘Mulheres nas lideranças do poder autárquico’, promovida pelas Mulheres Socialistas... read more
Vasco Cordeiro

Vasco Cordeiro: É preciso retomar o progresso dos Açores e a Coesão regional

read more
Romualda Fernandes

PS saúda autonomização da Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial

read more

Portugal sem fogos depende de todos

O secretário-geral do PS deixou hoje uma mensagem de "alento" e "confiança" sobre a capacidade da proteção civil para responder... read more
- António Costa assume pessimismo para negociação com os professores

António Costa quer consenso para impor reordenamento florestal e travar eucalipto

O primeiro-ministro defendeu hoje um amplo consenso político para uma reforma estrutural que imponha um reordenamento da floresta, tornando-a rentável... read more

PS condena declarações do ministro das finanças holandês

"O falhanço clamoroso da União Europeia na crise de 2008 conduziu a uma crise de confiança que... read more

Incêndios: Temos de nos afastar de “querelas inúteis” e de nos focar em consensos para concretizar recomendações do relatório

O deputado do PS Jorge Lacão considerou hoje, no Parlamento, durante a apreciação do relatório da comissão técnica independente de... read more

“As nacionalizações nunca acabam bem"

José Sócrates criticou, num jantar/debate inserido nos encontros “Geração Activa”, em Águeda, os partidos políticos que defendem o fim das... read more

PARTICIPE NO PARTIDO SOCIALISTA

Seja PS

Se tem interesse em ajudar-nos a melhorar este país, assuma o compromisso político como militante do Partido Socialista.

Junte-se agora

Acompanhe o PS no WhatsApp e Telegram

Subscreva a nossa Newsletter

Ligações úteis

  • Grupo Parlamentar do Partido Socialista
  • Juventude Socialista
  • Partido Socialista Europeu
  • Aliança Progressista de Socialistas e Democratas
  • Internacional Socialista
  • Orgãos do PS
  • Federações
  • Política de privacidade

Site oficial do PS – Partido Socialista © Copyright 2025. All Rights Reserved.