home

Prevenção da violência de género nas escolas abrange 1600 crianças e jovens

Prevenção da violência de género nas escolas abrange 1600 crianças e jovens

Incentivar, junto da comunidade escolar, uma cultura de cidadania com base no respeito pelos direitos humanos e na igualdade de género é o objetivo central de uma Carta de Compromisso assinada pela secretária de Estado Catarina Marcelino com a União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR) para o desenvolvimento do projeto Art´themis+ - Jovens Protagonistas na Prevenção e na Igualdade de Género.

Notícia publicada por:

Prevenção da violência de género nas escolas abrange 1600 crianças e jovens

Entre setembro de 2016 e dezembro de 2017, a UMAR vai desenvolver o projeto em 72 turmas do 2.º, 3.º ciclo e secundário das zonas do Porto, Coimbra, Braga e Lisboa, abrangendo aproximadamente 1600 crianças e jovens.

Ao longo desse período, a UMAR vai realizar também diversas ações para a comunidade escolar e educativa e público em geral, atuando junto de docentes e outros profissionais de educação, encarregados/as de educação, agentes da comunidade educativa, representantes de autarquias, psicólogos/as, assistentes sociais e outros/as profissionais ou pessoas envolvidas.

“Este projeto, desenvolvido pela UMAR, tem produzido excelentes resultados nos últimos anos e é agora alargado à região de Lisboa”, declarou a secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino, referindo que, ao desenvolver a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, projetos como este dão ao Governo do PS “importantes contributos para a conceção dessa Estratégia”.

O projeto inclui ainda a realização de um estudo quantitativo sobre a violência no namoro a nível nacional, complementado com um estudo qualitativo, na sequência do já apresentado pela UMAR em fevereiro de 2016.