Potenciar o mar como fator de crescimento económico
“Temos já aprovado o programa MAR 2020, que é de fundos comunitários aplicados à área do mar. Neste momento o nosso objetivo é ter o processo legislativo todo concluído no primeiro trimestre deste ano para podermos lançar os primeiros concursos no primeiro semestre”, afirmou Ana Paula Vitorino.
A ministra, que falava aos jornalistas durante uma visita à capital do Alto Minho para divulgar e promover as políticas da Economia do Mar, explicou que aquele é um dos dois programas do Governo ligados ao mar, “o maior recurso que Portugal tem para crescer do ponto de vista económico”.
“Temos que criar emprego. Queremos criar um futuro melhor para nós próprios e para as próximas gerações”, disse a bordo do navio-museu “Gil Eannes”.
Simplex do Mar
Além do programa MAR 2020, Ana Paula Vitorino anunciou que o Governo está a preparar outra linha de apoio ao investimento que se prende com a simplificação administrativa, o designado Simplex do Mar, “para que seja mais fácil ao Estado responder às solicitações dos cidadãos e das empresas”.
A ministra do Mar fez no entanto questão de explicar que “não é fomentar a facilidade no mau sentido, mas é para que seja mais rápida e mais competente a resposta do Estado às solicitações quer dos cidadãos, quer das empresas. Não é complicando que se faz melhor. É simplificando que se faz melhor”.