Portugueses têm razões de preocupação com anúncios de Governo com dias contados
Para a deputada e vice-presidente da bancada socialista, Ana Catarina Mendes, este anúncio do Governo, feito pelo ministro dos Assuntos Parlamentares, deixa o PS com as “maiores angústias” sobre aquilo que este Governo de direita ainda pode fazer, antes de ser demitido, contra a qualidade de vida dos portugueses.
Segundo a deputada do PS, não tendo havido ainda mais nenhum pormenor sobre estes cortes, “mas apenas o anúncio”, algo que considera “muito preocupante”, não só pelo que esta iniciativa representa de inquietante para o futuro dos trabalhadores, mas também, como realça, pela “ameaça de o Governo de direita avançar brevemente com outras iniciativas do género”, admitindo que possam vir aí “novos cortes nos rendimentos das pessoas e dos trabalhadores”.
Afirmando que o executivo PSD/CDS “tem os dias contados”, Ana Catarina Mendes declarou que este anúncio do ministro dos Assuntos Parlamentares “deixa-nos as maiores angústias”.
O debate em plenário do pacote anunciado pelo Governo sobre matéria de finanças terá ficado agendado para dia 20, uma decisão que para o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, não é ainda clara, uma vez que, alega, primeiro terá que se verificar se essa legislação respeita as funções de gestão.
E isto recorda o presidente do Parlamento, porque a Constituição estabelece que antes da apreciação do seu programa pela Assembleia da República, ou após a sua demissão, o “Governo deve limitar-se à prática dos atos estritamente necessários para assegurar a gestão dos negócios públicos”.
O debate do Programa do Governo está marcado para segunda e terça-feira.