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Português cada vez mais integrado nas escolas francesas

Português cada vez mais integrado nas escolas francesas

Aprender português como língua estrangeira é já uma possibilidade para cerca de 9 mil alunos só no 1.º ciclo, em França, na sequência de um protocolo assinado pelos ministros da Educação de ambos países.

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Português cada vez mais integrado nas escolas francesas

Tiago Brandão Rodrigues e sua homóloga Najat Vallaud-Belkacem possibilitaram que o ensino do Português fosse integrado no dispositivo EILE (Ensino Internacional de Língua Estrangeiro) e, consequentemente, no mesmo patamar de visibilidade de línguas já oferecidas no sistema de ensino francês, como o inglês, o espanhol e o italiano.

“Este novo programa começou no 1.º ciclo, mas irá estender-se. A partir do próximo ano letivo, vai haver uma expansão grande da oferta do ensino de português também nos ciclos subsequentes”, declarou o governante português, durante a visita a uma escola onde esta oferta arrancou este ano letivo, em Paris.

Segundo os números avançados por Tiago Brandão Rodrigues, há neste momento em França 15 mil alunos a aprender português, nove mil dos quais ao abrigo do EILE, e que terão agora a oportunidade de dar continuidade à aprendizagem da língua nos anos seguintes.

Segundo salientou o ministro, a oferta educativa da escola francesa prestigia o ensino do português e permite um acesso a um maior número de alunos.

E realçou que esta mudança tem também impacto no peso curricular e pedagógico da língua portuguesa dentro das escolas e na avaliação dos alunos.

“Por um lado, os professores que vêm de Portugal e os formados em França passam a fazer parte das equipas pedagógicas das escolas, o que permite participar com os alunos nos projetos pedagógicos das escolas que integram, e isso reforça a visibilidade da língua portuguesa. A língua portuguesa deixa de estar acantonada e passa a fazer parte dos currículos das escolas”, disse.

Já no que diz respeito aos alunos, destacou que “as classificações na disciplina de português passam a figurar no boletim escolar dos alunos”, o que permite o registo oficial do percurso feito ao longo dos anos”

“Isto materializa uma certa integração pedagógica do português nos currículos franceses”, concluiu.

Na visita que realizou a França, no decorrer da qual visitou uma escola do 1.º ciclo onde os alunos começaram este ano a aprender português, Tiago Brandão Rodrigues assinou com a sua homóloga francesa um acordo de cooperação bilateral para as políticas educativas e o ensino da língua.

O acordo, apesar de particularmente centrado no ensino da língua, prevê também a cooperação em matérias como o intercâmbio, formação e certificação de professores.