Portugal reforça relações com a Costa do Marfim
Em conferência de Imprensa conjunta com o seu homólogo da Costa do Marfim, o primeiro-ministro português sublinhou que, ao longo dos últimos anos, Portugal e a Costa do Marfim têm intensificado as suas relações, que estão atualmente “num nível bastante desenvolvido e promissor para o futuro”.
Acrescentando que “é uma visita que não se traduz só do ponto de vista político, visto que a Costa do Marfim é um dos países que mais tem crescido economicamente em África e que constitui uma excelente oportunidade de investimento para as empresas portuguesas”.
Os dois primeiros-ministros tiveram uma reunião de trabalho no final da qual os dois Governos assinaram acordos sobre transportes aéreos, turismo, saúde pública, comunicação e cooperação entre os Ministérios dos Negócios Estrangeiros.
António Costa sublinhou que o acordo para as ligações áreas ente Lisboa e Abidjan “estreitará as distâncias entre os nossos povos, entre as nossas empresas e será um instrumento muito importante para aproximar as relações entre os nossos países”.
O chefe do Governo português disse ainda ter uma “forte expetativa” no desenvolvimento das relações económicas. Já o primeiro-ministro da Costa do Marfim referiu a proximidade geográfica entre os dois países entre Lisboa e Abidjan, a “distância é de cerca de cinco horas de voo” , acrescentando que “a Costa do Marfim é um país que avança muito rapidamente”, apontando a energia e a construção de autoestradas como duas áreas potenciais para negócios com empresas portuguesas.