Portugal precisa de “virar a página da estagnação económica”
Reagindo aos dados revelados hoje pelo INE, que apontam para uma variação nula do PIB em relação ao trimestre do ano anterior e uma desaceleração do crescimento comparando com os dois primeiros trimestres deste ano, o deputado socialista João Galamba considerou que “põem em causa a execução orçamental e os números do Governo, e tornam ainda mais evidente a absoluta necessidade de mudar de política económica o quanto antes”.
“Nós precisamos urgentemente de uma inversão de ciclo e precisamos urgentemente de pôr em prática um programa de estímulo de curto prazo à economia que permita, isso sim, virar a página da estagnação económica em que atualmente vivemos e voltar a colocar a economia portuguesa numa trajetória de crescimento”, defendeu.
João Galamba assegura que, de facto, “a política económica que vinha a ser seguida não estava a resultar”, justificando inteiramente os “receios apresentados pelo PS”.
O vice-presidente da bancada socialista assinalou ainda que “o terceiro trimestre inclui o período de campanha eleitoral”, o que demonstra “o quão desajustada era a euforia de PSD e CDS com a sua narrativa de retoma e de crescimento e de aceleração do crescimento”.