home

Portugal empenhado em acordo contra alterações climáticas

Portugal empenhado em acordo contra alterações climáticas

O compromisso ambiental é “muito forte”, mas o acordo formal e vinculativo para conter a subida da temperatura média do planeta nos dois graus ainda não foi alcançado, alertou o ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, em declarações à margem da sessão de abertura da Conferência da ONU sobre o Clima, a COP 21, a decorrer em Paris.

Notícia publicada por:

Portugal empenhado em acordo contra alterações climáticas

Para garantir esse acordo no contexto da União Europeia “tudo faremos”, assegurou Matos Fernandes, lembrando que há muito trabalho por fazer nos próximos dias.

E sublinhou que o facto de os países que representam 95% das emissões de gases com efeito de estufa já terem entregado o seu plano para a redução das emissões “é, sem dúvida, um bom começo”, mas “não chega”.

“Com este conjunto de compromissos ficaremos com o aquecimento global de 2,7 a 3 graus até ao final do século XXI. Por isso é que é fundamental que de Paris saia um mecanismo claro de revisão deste acordo a cada cinco anos (…)”, referiu o titular da pasta do Ambiente português, que vai voltar a estar na COP21 na próxima semana, nos dias 9, 10 e 11 de dezembro, estando o Governo representado a 7 e 8 de dezembro pelo secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins.

António Costa presente apesar de falha do Governo anterior

A propósito da representação portuguesa na COP21, diga-se que o primeiro-ministro, António Costa, marcou presença na capital francesa mas não falou na tribuna do evento.

Segundo confirmou o ministro do Ambiente, o anterior governo português não se inscreveu dentro da data e o novo Executivo tomou posse apenas na semana passada.

“É um facto que o senhor primeiro-ministro, António Costa, não estava inscrito para falar, isso é factual”, informou João Matos Fernandes, acrescentando que “o que é importante sublinhar é que o primeiro-ministro, não estando inscrito, está cá para mostrar de forma clara aos portugueses o quanto Portugal está empenhado em conseguir este acordo e também para mostrar a todos os seus colegas do planeta e, sobretudo da União Europeia, que Portugal está, de facto, muito empenhado”.

Refira-se que a Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, COP21, conta com mais de 140 chefes de Estado e de governo presentes e decorrerá até 11 de dezembro, tendo como objetivo chegar a um acordo global vinculativo sobre redução de emissões de gases com efeito de estufa.