home

Portal da Saúde inclui toda a informação sobre os serviços aos utentes

Portal da Saúde inclui toda a informação sobre os serviços aos utentes

Está disponível desde ontem, 1 de fevereiro, um portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que inclui toda a informação existente sobre saúde, promovendo a participação dos utentes, que podem interpelar a tutela ou os serviços.

Notícia publicada por:

Portal da Saúde inclui toda a informação sobre os serviços aos utentes

O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, na apresentação do portal, sublinhou que o objetivo deste novo serviço “é estabelecer uma relação diferente com os cidadãos, os dirigentes e os responsáveis” e que este permite um “diálogo e transferência para o cidadão da possibilidade de diariamente interpelar a tutela ou os serviços”.

“Estamos on-line e a nossa responsabilidade política também está on-line. É um serviço de cidadania responsável e serviço público, pois permite, por exemplo, acompanhar o tempo de demora nas urgências ou se os tempos de resposta garantidos para as listas de espera estão a ser assegurados”, frisou o ministro.

O novo site www.sns.gov.pt está dividido em quatro grandes áreas estruturais: SNS, institucional, cidadão e profissional.

Na nova página do SNS é possível aos cidadãos acompanharem ao segundo as atualizações dos tempos de espera para urgências, das listas de espera e das vacinas ou dos gastos com medicamentos.

A transparência é também um dos principais objetivos da criação deste portal, porque pretende disponibilizar toda a informação relativa ao acesso, à eficiência, à qualidade e à saúde dos portugueses.

O portal SNS contém mais de 180 variáveis médicas quantificáveis e relativas às mais diversas áreas, como transplantação, vacinação, urgências, emergência pré-hospitalar, consultas, internamentos ou partos, entre outras, permitindo por exemplo cruzar dados, por exemplo, da vacinação com as Unidades de Saúde Familiar.

Trata-se do “primeiro e modesto contributo para cumprir a ambição do Simplex na administração pública”, salientou o ministro, secundado por Maria Manuela Leitão Marques, ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, que quer integrar vários portais num mesmo ponto de contacto.

“Temos feito recolha da opinião de cidadãos e empresas para o programa Simplex, e todos se queixam de muita informação dispersa. Espero que este seja um espaço agregador e que novas iniciativas de portais tenham sempre em conta esta sugestão dos cidadãos”, afirmou a ministra.