home

Poder local… Poder de futuro!

Poder local… Poder de futuro!

As autarquias ocupam hoje um espaço crescente ao nível da satisfação das necessidades coletivas das populações que servem.

Opinião de:

Poder local... Poder de futuro!

As competências que hoje desempenham e as atribuições que lhes estão cometidas tornaram-nas determinantes no desenho das políticas públicas locais.

O ordenamento do território, a cultura, o desporto, a educação, as dinâmicas económicas e sociais são hoje parte essencial das opções governativas territoriais e conduziram o poder local para uma outra dimensão e patamar.

De norte a sul do País nestes meses de Verão ouvimos falar das festividades que marcam a historia e identidade dessas regiões e locais,mas o poder local é muito mais que festas e romarias sazonais.  

Os autarcas estão hoje confrontados com a busca de soluções e respostas sociais, de habitação,  de emprego, de saúde, educação  e de atratividade económica para o seu território. O trabalho autárquico é permanente, diário e não se esgota na conjuntura, ao invés tem que ser prospectivo e de planeamento estratégico. 

O Portugal 2020 será um motor de crescimento e fonte de coesão relevante pelo que o XXI Governo tem feito tudo o que está o seu alcance para recuperar o tempo perdido pela Direita, que desvalorizou perigosamente o potencial do poder local.

O poder local é efetivamente um poder de futuro e para o futuro, que se inscreve sempre no presente. 

A gestão autárquica socialista  nas 150 autarquias sob a sua égide têm a marca do ideário socialista que se manifesta na defesa da justiça e coesão social e na busca de respostas inclusivas, onde a Escola Pública emerge como principal garante da igualdade de oportunidades. 

Estamos praticamente a um ano das próximas eleições autárquicas e torna-se imperioso preservar esse património autárquico  e se possível conquistar outras autarquias que muito ganhariam com a visão e gestão do PS.

É assim vital desenhar bons e participados programas autárquicos e encontrar os melhores candidatos e candidatas para protagonizaram candidaturas credíveis e de confiança que se querem alavancadas em listas paritárias e intergeracionais .

O deficit de participação de mulheres no poder local é de todos conhecido, e precisa de ser urgentemente invertido, porque as mulheres merecem e exigem ser parte inteira deste poder de futuro . Vamos a isso!