Poder local… Poder de futuro!
As competências que hoje desempenham e as atribuições que lhes estão cometidas tornaram-nas determinantes no desenho das políticas públicas locais.
O ordenamento do território, a cultura, o desporto, a educação, as dinâmicas económicas e sociais são hoje parte essencial das opções governativas territoriais e conduziram o poder local para uma outra dimensão e patamar.
De norte a sul do País nestes meses de Verão ouvimos falar das festividades que marcam a historia e identidade dessas regiões e locais,mas o poder local é muito mais que festas e romarias sazonais.
Os autarcas estão hoje confrontados com a busca de soluções e respostas sociais, de habitação, de emprego, de saúde, educação e de atratividade económica para o seu território. O trabalho autárquico é permanente, diário e não se esgota na conjuntura, ao invés tem que ser prospectivo e de planeamento estratégico.
O Portugal 2020 será um motor de crescimento e fonte de coesão relevante pelo que o XXI Governo tem feito tudo o que está o seu alcance para recuperar o tempo perdido pela Direita, que desvalorizou perigosamente o potencial do poder local.
O poder local é efetivamente um poder de futuro e para o futuro, que se inscreve sempre no presente.
A gestão autárquica socialista nas 150 autarquias sob a sua égide têm a marca do ideário socialista que se manifesta na defesa da justiça e coesão social e na busca de respostas inclusivas, onde a Escola Pública emerge como principal garante da igualdade de oportunidades.
Estamos praticamente a um ano das próximas eleições autárquicas e torna-se imperioso preservar esse património autárquico e se possível conquistar outras autarquias que muito ganhariam com a visão e gestão do PS.
É assim vital desenhar bons e participados programas autárquicos e encontrar os melhores candidatos e candidatas para protagonizaram candidaturas credíveis e de confiança que se querem alavancadas em listas paritárias e intergeracionais .
O deficit de participação de mulheres no poder local é de todos conhecido, e precisa de ser urgentemente invertido, porque as mulheres merecem e exigem ser parte inteira deste poder de futuro . Vamos a isso!