Pedro Silva Pereira é relator para criação do Fundo Monetário
A Comissão Europeia apresentou, em dezembro de 2017, um roteiro de ação para o aprofundamento da União Económica e Monetária, sendo a criação de um Fundo Monetário Europeu (FME) uma das propostas emblemáticas desse pacote.
A criação de um FME aconteceria através da conversão do atual Mecanismo Europeu de Estabilidade, que geriu vários programas de assistência financeira durante a crise do euro, numa nova instituição que deverá assumir essas e outras funções de apoio à resposta às situações de crise
A proposta da Comissão indica, também, que o novo FME deverá assumir o Fundo Único de Resolução, o segundo pilar da União Bancária.
“A criação de um verdadeiro FME é um tema decisivo para Portugal e para os países da periferia, mas também para o futuro do euro”, declarou Pedro Silva Pereira, sublinhando que “temos finalmente uma proposta em cima da mesa e o Parlamento Europeu dará o seu contributo para que a anunciada reforma do euro não seja uma oportunidade perdida”.
Res Publica debate reforma da UEM
Entretanto, a Fundação Res Publica, presidida por Pedro Silva Pereira, promove, no próximo dia 28 de junho, pelas 18 horas, na sua sede, uma reflexão sobre a reforma da União Económica e Monetária.
Esta iniciativa contará com as presenças de Ricardo Mourinho Félix, secretário de Estado Adjunto e das Finanças, António Goucha Soares, professor catedrático no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e especialista em Direito Comunitário e em questões europeias e Margarida Marques, deputada na Assembleia da República.
Com esta reflexão, a Res Publica pretende “olhar para o futuro das instituições europeias, em particular da zona euro, na qual se discute o aprofundamento da União Económica e Monetária, através da sua reestruturação”.