home

Passos Coelho baralha-se e denigre quem tem ideias sobre a Europa

Passos Coelho baralha-se e denigre quem tem ideias sobre a Europa

O PS acusa o primeiro-ministro de “denegrir” quem tem ideias sobre a Europa e de desconhecer que o Partido Socialista Europeu (PSE) defende desde o final de 2011 um mecanismo de mutualização de dívida.

Esta posição foi transmitida por João Assunção Ribeiro, adiantando que Pedro Passos Coelho também se “baralhou” ao fazer alusão a um programa do PSE para as próximas eleições europeias, já que esse manifesto apenas será aprovado no início do próximo ano.

O porta-voz do PS contrapôs depois que, desde o final de 2011, “por iniciativa do secretário-geral do PS, o PSE aprovou uma posição muito clara a favor da mutualização da dívida”.

Em relação ao programa fundamental aprovado recentemente pelo PSE, que foi mencionado pelo primeiro-ministro no parlamento, João Ribeiro disse qual o alcance desse documento. “Na realidade, este fim de semana foi aprovado um documento histórico, com o PSE a tornar-se o primeiro partido [europeu] a ter um programa fundamental. E o programa fundamental também refere claramente que o mandato do BCE tem de ser revisto no sentido de poder comprar dívida aos Estados-membros e de abandonar como mandato exclusivo o controlo da inflação, tendo a preocupação do crescimento e do emprego”, acrescentou.