home

Parlamento Europeu envia missões para avaliar situação dos refugiados venezuelanos

Parlamento Europeu envia missões para avaliar situação dos refugiados venezuelanos

Francisco Assis vai chefiar a delegação de deputados europeus encarregue de avaliar as condições humanitárias dos refugiados venezuelanos na fronteira da Venezuela com o Brasil. O Parlamento Europeu vai enviar, também, uma delegação para aferir situação humanitária na Colômbia.

Notícia publicada por:

Parlamento Europeu envia missões para avaliar situação dos refugiados venezuelanos

A missão do Parlamento Europeu liderada pelo eurodeputado socialista será coordenada com as Nações Unidas. A delegação de eurodeputados, além da deslocação à fronteira venezuelana, irá ter vários encontros, nomeadamente com a governadora do Estado de Roraima, Suely Campos, e com a perfeita da cidade de Boa Vista, Teresa Surita, bem assim, com diversas organizações que atuam no terreno, tais como: a Cruz Vermelha, o ACNUR e os representantes da “Operação Acolhida”, uma task-force do Ministério da Defesa brasileiro.

Francisco Assis e os restantes deputados europeus seguirão depois para Brasília onde se reunirão com o ministro de Assuntos Externos, Aloysio Nunes, e com o Chefe da Casa Civil da Presidência da República, Eliseu Padilha. A delegação liderada pelo socialista irá estar ainda com representantes do recém-criado Comitê Federal de Assistência Emergencial aos Imigrantes Venezuelanos.

Missão à Colômbia

O Parlamento Europeu irá também enviar uma comitiva de deputados à Colômbia, por forma a conhecer in loco as condições dos refugiados neste país, um dos mais atingidos pelo êxodo migratório venezuelano.

Recorde-se que a União Europeia já aprovou o envio de pacotes de ajuda humanitária e proteção a deslocados de origem venezuelana.

O Parlamento Europeu tem vindo insistentemente a alertar para a degradação da situação dos direitos humanos, da democracia e do Estado de Direito, assim como, a apelar ao governo venezuelano que autorize a chegada de ajuda humanitária ao país.

Saliente-se que desde 2014 já saíram da Venezuela mais de 1,5 milhões de pessoas em resultado da crise política, social e económica que afeta o país.

Estas missões do Parlamento Europeu vão decorrer entre os dias 25 e 29 de junho.