O Sprint Fatal I
A redução de impostos ou a reposição de salários podem aguardar até 2019 e a limitação do esbulho pelo fisco por dívidas menores ou a perda da casa de morada da família por dívidas menores têm de ser maduramente ponderadas.
Mas a nomeação de dirigentes à pressa com mandatos de 5 anos não pode esperar acompanhada de uma escandalosa proposta de última hora para dar à CRESAP o poder para definir o perfil dos futuros dirigentes.
Mas quando se trata de tornar irreversíveis decisões desastrosas para a autonomia econômica do País a sofreguidão supera todos os limites.
Este Governo de direita ficará na memória pela forma como deixou desbaratar a CIMPOR ou liquidar a PT já em processo de desmembramento.Por outro lado não se conhece um exemplo de novo investimento estrangeiro relevante nos últimos anos.
O que está a ser feito com a privatização da TAP e concessão dos transportes de Lisboa e do Porto contra a posição do PS e ignorando as autarquias é o culminar de uma obsessão de fechar contratos ignorando o interesse público e pretendendo tornar irreversíveis operações que dividem os portugueses.
A concessão dos transportes do Porto à empresa pública de Barcelona foi já declarada ilegal pela Comissão Europeia mas o Governo decidiu avançar . As autarquias de Lisboa contestam a legalidade da concessão dos transportes mas o extremista Monteiro diz que não pode parar para pensar.
Finalmente na TAP a propaganda oficial orgulha-se de ser capaz de até se necessário dar a TAP à borla em 15 dias a quem estiver disposto a ficar com as dívidas e aturar os pilotos. As reservas políticas do PS,a legalidade contratual e já agora a opinião dos portugueses que irão votar dentro de poucos meses nada importam. Porque como diz Pires de Lima com o seu esgar de arrogância “nós sabemos fazer as coisas…”