O mais jovem deputado socialista
Natural de Gueifães, concelho da Maia, onde nasceu a 24 de abril de 1986, João Torres, atual líder da JS, onde tem desenvolvido um notável trabalho na denúncia dos graves problemas que se colocam à juventude portuguesa, é o mais jovem deputado do Grupo Parlamentar do PS.
Antecipando as grandes linhas de ação que marcarão a sua atividade de deputado na nova legislatura, João Torres disse ao AS Digital Diário que “o emprego é a grande causa das novas gerações”, adiantando que “precisamos de mais postos de trabalho dignos e ainda de estancar a vaga migratória que expulsou do país milhares de jovens nos últimos anos”.
Engenheiro Civil, João Torres tem desde muito novo uma forte participação política e cívica.
Aderiu à Juventude Socialista em 2001, tendo integrado em 2005 as listas das candidaturas do Partido Socialista à Assembleia Municipal da Maia e à Assembleia de Freguesia de Gueifães.
Durante a campanha presidencial de 2006, participou ativamente no movimento juvenil de apoio à candidatura presidencial de Mário Soares, “Movimento MP3”.
Em 2007, apoiou a candidatura de Duarte Cordeiro a secretário-geral da JS e passou a integrar o Secretariado Nacional, com o pelouro do Ensino Superior.
Por ocasião do XVII Congresso Nacional, apoiou a candidatura de Pedro Delgado Alves a secretário-geral da JS e reintegrou o Secretariado Nacional, com o pelouro da Emancipação Jovem.
Nas eleições presidenciais de 2011, colaborou ativamente no movimento juvenil “Movimento Já” do distrito do Porto, apoiando a candidatura de Manuel Alegre à Presidência da República.
Atualmente, é Secretário-geral da JS, tendo sido reeleito para um novo mandato no XIX Congresso Nacional.