Nunca um Governo esteve tão afastado do consenso
O deputado socialista Acácio Pinto afirmou, durante um debate de urgência no Parlamento sobre políticas públicas de educação e de qualificação dos portugueses, que “nas quatro décadas que levamos de democracia, nunca um Governo esteve tão afastado, como o atual, de um alargado consenso em torno das políticas” de educação.
Acácio Pinto considera que “o sistema educativo português foi e está a ser minuciosamente alterado com o objetivo último de desqualificar e menorizar a escola pública e cercear a igualdade de oportunidades dos portugueses”.
Segundo o deputado, o “exemplo mais gritante de incompetência” deste Governo é a colocação de professores no início do ano letivo. Porém, acrescenta, a falta de pagamento às escolas profissionais e às escolas do ensino artístico “não lhe fica atrás”, nem a falta de obras nas inúmeras escolas que necessitam em todo o país.
Deste modo, Acácio Pinto defende que o “modelo ideológico VIP de Nuno Crato” está “profundamente eivado de um grande desrespeito e de uma elevada incompetência técnico-política”.