Mário Centeno apresenta planos e prioridades económicas
Mário Centeno fará assim a sua estreia em reuniões do Eurogrupo, depois de, na semana passada, já se ter deslocado à sede da Comissão Europeia, para reuniões nas quais o Executivo comunitário lhe comunicou que está disposto a esperar “até final do ano/início de janeiro”, pelo esboço do plano de Orçamento do Estado para 2016, que Portugal deveria ter apresentado até 15 de outubro passado.
Entretanto, no sábado, o titular da pasta das Finanças afirmou que o Governo vai apresentar na legislatura “contas públicas sustentáveis” que passam por “reduzir o peso da dívida no Produto Interno Bruto (PIB)”.
Ao falar na V Convenção Regional da FAUL (Federação da Área Urbana de Lisboa do Partido Socialista) sobre competitividade e emprego, o governante adiantou que o novo Executivo liderado por António Costa vai “garantir um sistema financeiro estável”.
E afirmou também que o Governo vai “fazer todo o possível, dentro daquilo que é a execução orçamental, para que o país saia do procedimento de défice excessivo”.
Na ocasião, Mário Centeno lembrou ainda que o cumprimento do défice do país abaixo dos 3% do PIB “foi aquilo que o PS sempre prometeu na campanha eleitoral”.